Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dilma e Aécio duelam em primeiro debate do segundo turno

O primeiro confronto direto entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves na disputa presidenciável do segundo turno, realizado nesta terça-feira (14), na TV Bandeirantes, foi marcado por críticas severas nas comparações entre as administrações dos petistas e dos tucanos.

Na chegada aos estúdios da Band, Aécio criticou os ataques feitos pela campanha petista e disse que vai reagir com serenidade. “A cada mentira deles vou rebater com dez verdades”.

Já Dilma Rousseff, defendeu que seu governo lançou um “novo ciclo para o desenvolvimento do Brasil” e que a educação será prioridade, caso reeleita.

Ao falar sobre corrupção, Aécio criticou o envolvimento do governo petista no escândalo de corrupção da Petrobrás, e disse que, se eleito, fará um “governo que una eficiência com a decência”.

Dilma reafirmou seu compromisso de seguir investigando e punir todos os culpados. A petista, por sua vez, também criticou o tucano pela construção de um aeroporto numa propriedade de um familiar.

Questionada sobre o descontrole da inflação, Dilma Rousseff tentou tranquilizar a população, e disse se tratar de uma onda passageira: “tenho certeza q até o final do ano a inflação estará em 6,5%”, garantiu a petista, que encerra em dezembro deste ano sua administração. 

Dilma ainda defendeu sua política econômica, quando arguida sobre o pouco crescimento que o país tem tido. “Diante de uma grave crise, mantivemos emprego, os salários e continuamos investindo”, afirmou.

Sobre os programas sociais, Aécio Neves desmentiu a informação de que vai acabar com o Bolsa Família. Pelo contrário, o tucano disse que vai aprimorar, e defendeu que os verdadeiros “pais” programa são o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua esposa Ruth Cardoso. 
“Aí chegamos na fabulação, aí chegou a ser lenda, respondeu Dilma, retrucando a informação de Aécio.

Os debates devem exercer papel decisivo, já que as pesquisas mostram placar apertado entre os candidatos. Um levantamento do Vox Populi divulgado nessa segunda (13) mostrou que Dilma tem 51%, contra 49% de Aécio.

Leia abaixo as considerações finais dos dois candidatos:


Blog: O Povo com a Notícia