Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Transposição: Em Floresta, acampamento bloqueia entrada do canteiro de obras do Eixo Leste

 Petrolandenses permanecem acampados na entrada do canteiro de obras
EBV1 da Transposição

A entrada da EBV1, no canteiro de obras do Eixo Leste da Transposição, em Floresta (PE), permanece bloqueada desde a manhã desse sábado (11) por moradores da cidade de Petrolândia. Grupos revezam-se para manter o bloqueio. Tendas foram montadas em frente à guarita de acesso ao canteiro de obras. Durante a noite, o acampamento foi ocupado por produtores das agrovilas do Mandantes. Nesta manhã, o grupo recebeu o reforço de pessoal do MST-Movimento dos Sem Terra.

A mobilização popular "Salve o rio São Francisco" foi iniciada em Petrolândia, município limítrofe a Floresta, na noite de sexta-feira passada (10). O objetivo inicial do bloqueio é evitar a ligação de bombas que levarão água da represa de Itaparica até a barragem Areias, com a realização de testes de bombas da EBV1 até a próxima quarta-feira (15). Segundo os idealizadores do movimento, a questão não é de ser contra a Transposição, mas de o momento ser impróprio para a retirada de água do rio para ser levada a um local onde não terá nenhuma serventia (desperdício).

Outra preocupação dos ribeirinhos é Itaparica, represa que abastece o município de Petrolândia e região, atualmente com volume útil inferior a 20%, seja totalmente esgotado para geração de energia, a exemplo do que ocorreu com a represa de Três Marias, em Minas Gerais. Por isso, exigem garantias para retirarem-se do local.

Alimentado pelas águas do São Francisco, o lago de Itaparica é a represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, construída em Petrolândia nos anos 70/80. Entre Pernambuco e Bahia, a obra obrigou a relocalização das sedes dos municípios pernambucanos de Petrolândia e Itacuruba, e inundou territórios de municípios circunvizinhos nos dois estados.

Sob risco de colapso, a queda no nível da represa prejudica a captação de água para o sistema de abastecimento da cidade e comunidades na zona rural, além de trazer prejuízos aos produtores dos perímetros de irrigação existentes no município.

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, visitou o canteiro de obras na manhã de ontem, reunindo-se com uma comissão de representantes do movimento. Ao final do encontro, as lideranças consideraram insatisfatórias as propostas do ministro e, em assembleia, decidiram pela continuação do bloqueio.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Assis Ramalho