Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 8 de novembro de 2014

Caso suspeito de Chikungunya é registrado em Petrolina, Sertão de PE

Um caso suspeito da febre Chikungunya foi registrado nesta sexta-feira (07) em Petrolina, no Sertão pernambucano. De acordo com a vigilância em saúde do município, a sorologia da pessoa que pode estar infectada pelo vírus, já foi encaminhado para um laboratório e a previsão é que em até 30 dias, o resultado seja divulgado.

Segundo a diretora de vigilância em Saúde de Petrolina, Catariana Supino, a suspeita de Chikungunya surgiu na unidade de saúde do C1. A partir disso, a equipe de vigilância foi fazer uma investigação no local. “A pessoa fez uma viagem no mês de agosto para Feira de Santana, na Bahia e desde o retorno tem apresentado sintomas de dengue. Nesses dois meses, a queixa é de fortes dores nas articulações”, explica.

A sorologia foi coletada nesta sexta-feira (07) e enviada para o laboratório Lacen que fica na capital do estado de Pernambuco, em Recife. O prazo estabelecido pela vigilância é de no máximo 30 dias para o resultado do exame ficar pronto.Embora não tenha acontecido a confirmação do caso, a equipe de endemias está fazendo a aplicação de inseticidas na localidade.

Febre chikungunya

O vírus é transmitido pela picada de mosquistos fêmea infectados como o Aedes aegypti.
Após a picada de um mosquito infectado, os sintomas da doença tipicamente aparecem após um período de incubação intrínseco médio de 3 a 7 dias.

Os sintomas são muito parecidos com os da dengue, febre e dor muscular. Não há um tratamento capaz de curar a infecção, e normalmente, os infectados fazem o uso de analgésicos para aliviar os sintomas. (G1 Petrolina)

Blog: O Povo com a Notícia