Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 23 de novembro de 2014

Primeira mulher a presidir nacionalmente o PCdoB

A deputada federal Luciana Santos, inicialmente cotada para o primeiro escalão de Dilma Rousseff (PT), será a primeira mulher a comandar nacionalmente o PCdoB e a primeira de Pernambuco a ter esse status num partido histórico do país. 

Aos 48 anos, a deputada espera fazer parte das reformas do governo Dilma Rousseff (PT), mas na base aliada e com posições independentes, quando a sigla achar necessário. O PCdoB é uma legenda considerada histórica, segundo Estatuto registrado no TSE, com quase 100 anos. Embora exista uma disputa simbólica pelo centenário com o PCB, os comunistas do Brasil têm 92 anos e ressaltam ter origem em março de 1922, ficando muito tempo na clandestinidade.    

Em entrevista ao Diario, Luciana Santos falou sobre os desafios e também considerou cedo especular sobre o futuro de Luciano Siqueira (PCdoB), vice-prefeito do Recife. Embora Luciano tenha ficado numa posição antagônica à de Geraldo Julio (PSB) na eleição presidencial deste ano – o primeiro defendia a reeleição de Dilma, o segundo, a vitória de Aécio Neves (PSDB) – ela ressaltou ser antecipado para falar de rompimento entre as duas siglas. Pelo contrário, aposta numa reaproximação do PSB com as forças ditas de esquerda.

A indicação de Luciana para o comando nacional do PCdoB, por consenso, é a quebra de um tabu numa linha do tempo dominada por homens. Atualmente, existem 32 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral e apenas um, o PMN, é presidido por uma mulher, Telma Ribeiro dos Santos. A deputada reeleita assume a legenda a partir de março do próximo ano. (Diário de PE)

Blog: O Povo com a Notícia