Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PT perde espaço e PMDB cresce no novo governo Dilma

Com uma presença menor no Congresso Nacional, o PT deve perder espaço na Esplanada dos Ministérios. Após a reeleição da presidente Dilma Rousseff e recomendação do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, os titulares das pastas começaram, nesta semana, a colocar os cargos a disposição.

Hoje, o partido da presidente Dilma Rousseff possui 88 deputados e comanda 15 das 39 pastas — algumas delas com alto orçamento. A partir de 2015, porém, o número de cadeiras petistas na Câmara cairá para 70. A menor participação no parlamento deve ser refletida no Executivo.

A maior participação da base aliada no governo deve ter, como principal beneficiado, o PMDB, atualmente com três pastas. Embora também tenha perdido cadeiras, passando de 71 deputados para 66, o partido de Michel Temer segue como o principal aliado petista. O apoio é considerado estratégico para que a presidente consiga emplacar seus projetos no Cogresso, garantindo a governabilidade.

Para o cientista político Carlos Ranulfo, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o tamanho da fatia peemedebista vai depender do quanto Dilma está disposta a aceitar Eduardo Cunha, um dos expoentes da ala do PMDB que é crítica ao governo, na presidência da Câmara. ”É difícil fazer especulações, mas, de toda maneira, a participação do PMDB no governo deve crescer’. (Portal Terra)

Blog: O Povo com a Notícia