Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

RODRIGO NOVAES SOLICITA PROVIDÊNCIAS PARA AS BARRAGENS DE SERRINHA E QUEBRA-UNHA

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi ao plenário da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (06), fazer apelo ao Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) pra que busque providências para problemas nas barragens de Serrinha e Quebra-Unha.

Segundo o parlamentar, as comportas da barragem de Serrinha, localizada em Serra Talhada, foram fechadas no último dia 30. Assim, os agricultores não estão conseguindo irrigar suas plantações. "Serrinha é muito importante, com mais de 300 milhões de metros cúbicos, perenizou toda a margem do Rio Pajeú, trecho de mais de 70 quilômetros em torno do limite de Serra Talhada até o Rio São Francisco, entre Floresta e Petrolândia", explicou. Novaes ainda alertou que, atualmente, o reservatório funciona apenas com 20% da capacidade.

Já a barragem de Pocinhos de Quebra-Unha, que fica em Floresta, apresenta diversas rachaduras. Há previsão de chuva nos próximos meses e, o medo da população, é que o reservatório se rompa, inundando as mediações, além de deixar de guardar a água.

Segundo o deputado, produtores rurais e representantes da Agência de Águas e Clima do Estado (Apac) reuniram-se recentemente para discutir a questão, sem que se chegasse a uma solução. Novaes lembrou que, desde o ano passado, vem fazendo denúncias sobre as dificuldades de atendimento de pleitos junto ao Dnocs. Segundo ele, o órgão não vem cumprindo o seu papel por não construir mais barragens desde 1998, época em que foi inaugurada a Barragem de Serrinha. Ele pediu o apoio do Governo Federal, do Dnocs e da bancada sertaneja no Congresso Nacional para que sejam adotadas medidas urgentes e os reparos nas barragens sejam realizado.

Blog: O Povo com a Notícia