Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Na Alepe, oposição questiona números do Pacto Pela Vida

Os resultados negativos que a área de segurança pública do Governo de Pernambuco tem tido ao longo de 2014 foram questionados na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), um dos principais articuladores da oposição na Casa. Desde o final da eleição, a bancada de oposição formada por PTB e PT não ter perdido tempo e tem se articulado para fazer sobre indicadores e a situação financeira do Estado.

Silvio Costa Filho lembrou que, além de não atingir a meta de redução da violência, o Pacto Pela Vida ainda deve terminar com resultados negativos. O petebista criticou que a violência tem aumentado principalmente no interior.

No início deste mês, um levantamento feito pelo colunista do Jornal do Commercio Jorge Cavalcanti mostra que, pela primeira vez desde que o programa foi criado, o número de homicídios devem crescer em Pernambuco. O levantamento mostra que de janeiro a novembro, teriam ocorrido 3.075 assassinatos no Estado, apenas 26 a menos do que em todo o ano de 2013.

Silvio Costa Filho defendeu a necessidade de uma reformulação no Pacto Pela Vida e sugeriu que a Alepe realize uma audiência pública para debater o assunto. O programa foi criado em 2007.

O pronunciamendo do deputado foi endossado pelo colega de oposição Odacy Amorim (PT), que pediu uma união de todos em volta do tema da segurança pública e defendeu a proibição da venda de bebidas alcóolicas em ginásios de futebol.

O governista Alberto Feitosa (PR) também parabenizou Silvio Costa Filho por ter levantado o tema, mas lembrou os acertos que o Pacto teve. Ele também atribuiu o aumento da violência à “desorganização econômica” e do desemprego.

Em defesa do Palácio do Campo das Princesas saiu o líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), para quem a violência em Pernambuco diminuiu 32% ao longo do ano; sendo 50% apenas no Recife. Ele cobrou que as qualidades do programa sejam reconhecidas.

O Pacto Pela Vida teve bastante destaque durante a campanha presidencial do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, falecido em um acidente aéreo em agosto, que prometia estender o programa para todo o País.

Blog: O Povo com a Notícia