Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O DRAMA DE LARA: Família luta na Justiça para conseguir Home Care para criança de Garanhuns que sofre de neuropatia grave

Uma briga judicial vem sendo travada na 3ª Vara Cível da Comarca de Garanhuns e dela depende o futuro da pequena Lara Beatriz B. Pontes de Melo, de apenas nove meses. Ela nasceu com insuficiência respiratória e uma neuropatia crônica. Internada no Hospital Infantil Jorge de Medeiros, no Recife, Lara precisa de cuidados especialíssimos e a família luta desde setembro na Justiça para que a criança tenha o direito de continuar seu tratamento aqui em Garanhuns onde residem seus pais. Para que isso ocorra, é preciso que a UNIMED Agreste Meridional, da qual Lara é usuária, instale um serviço de Home Care na sua casa. Home Care é um quarto especial que proporciona a continuidade do tratamento hospitalar no ambiente domiciliar. O atendimento domiciliar evita a permanência prolongada no hospital, diminuindo os riscos de infecção em ambientes hospitalares, além de proporcionar maior conforto a paciente e seus familiares diminuindo despesas com a estadia prolongada na capital.  

O juiz responsável por julgar o caso concedeu liminar dia 15 de outubro favorável a Lara. O problema é que, de lá pra cá, a UNIMED AGRESTE MERIDIONAL,vem se recusando a cumprir a decisão judicial, alegando falta de profissionais em Garanhuns que possam fazer o acompanhamento da menina, além de ressaltarem que o tempo dado pela Justiça é insuficiente para montar o aparato do atendimento de saúde domiciliar, o primeiro deste tipo instalado na cidade. 

Quase dois meses depois, o drama de Lara continua. Ela recebeu alta do hospital do Recife, mas, como o Home Care não foi montado, ela não pode vir para Garanhuns.  O temor dos médicos que a acompanham é de que ela pegue uma infecção e sua saúde, que já é frágil, venha a piorar ainda mais.

Pagando uma multa de 2 mil reais ao dia desde o dia 15 de outubro, por descumprimento da decisão, a UNIMED recorreu entrando com um pedido de aumento do prazo para cumprir a ordem. O juiz da 3ª Vara Cível concedeu  mais 25 dias para que a empresa dê uma solução definitiva ao drama de Lara e sua família. Portanto, 05 de janeiro é a data limite para que o quarto especial seja instalado na casa da menina. 

A família, que já não tem mais recursos financeiros para custear a permanência de Lara no Recife, teme que mais uma vez, a exemplo do que aconteceu na primeira liminar, a UNIMED não cumpra com sua palavra aumentando o sofrimento e angústia dos pais que lutam incansavelmente pelo bem estar da sua filha .

"Já foram concedidos pela Justiça esse tipo de atendimento para outras crianças em Arcoverde e Caruaru. Porque em Garanhuns ocorre toda essa dificuldade? Será que Garanhuns não têm especialistas competentes? Já não basta a UNIMED Agreste Meridional ter colocado Lara para passar 10 dias em uma urgência do Hospital Barão de Lucena alegando que não tinha uma UTI NEO Natal? É muito complicado. Tudo o que conseguimos até agora foi através da Justiça e não vamos desistir até ver nossa pequena guerreira em casa", disse uma tia. (V&C Garanhuns)

Blog: O Povo com a Notícia