Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Palestra e Afoxé na EDAF em Floresta no Sertão de PE

No último dia 09 de dezembro de 2014, o Instituto Cultural Raízes realizou palestra sobre a Consciência Negra no Auditório da Escola Estadual Deputado Afonso Ferraz em Floresta-PE.

A programação atendeu ao convite e a iniciativa da Professora Maria da Saúde, que reuniu várias turmas do Ensino Médio a fim de realizar evento alusivo ao Mês da Consciência Negra.

Na palestra o Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes, Libânio Neto, abordou os elementos históricos da presença do Negro na formação da sociedade brasileira, com sua grande contribuição em vários aspectos que refletem hoje em nossa realidade.

Falou ainda da necessidade de que sejam intensificadas atividades como esta, como forma de combater o preconceito e a discriminação ainda existente em nossa sociedade e, como afirmação dos valores que têm os afrobrasileiros no aspecto histórico, social, cultural e religioso, numa perspectiva de construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna.
Após a palestra, realizou-se apresentação do Grupo Afoxé Filhos de N'Zambi (mantido pelo Instituto Cultural Raízes) que empolgou os presentes com belíssimas cantigas e músicas exaltando os valores do Negro e da África e, transmitindo mensagens de paz e união através dos Orixás.

Foi uma noite muito especial para todos nós e, foi gratificante ver a permanência e a participação dos(as) alunos(as) que em muito contribuíram para que existisse um forte Axé durante a apresentação. Declarou Libânio Neto.

Blog: O Povo com a Notícia