Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Raios e chuva de granizo assustam moradores do Sertão pernambucano

Um fenômeno raro no Nordeste chamou a atenção de moradores de Ouricuri, no Sertão do Estado, no fim da tarde desta terça-feira (30). Caiu granizo na localidade por cerca de dez minutos. O acontecimento foi acompanhado por fortes chuvas e rajadas de vento, o que provocou transtornos na cidade. Raios e trovoadas também assustaram quem vive em municípios como Caruaru, Pesqueira, Belo Jardim, Alagoinha e Venturosa, no Agreste.

Em algumas regiões, houve queda de energia à noite. Ruas ficaram alagadas, postes foram danificados e fachadas de imóveis acabaram destruídas. Em Ouricuri, o mau tempo também provocou a queda de árvores. Nas ruas, cadeiras, móveis e lixo ficaram espalhados. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender às ocorrências. Até o fim da noite, não havia registro de vítimas. “Sou natural daqui e nunca tinha visto uma coisa assim. Foi muito estranho, ainda mais porque estava fazendo calor antes”, contou o farmacêutico Claudio Cezar.

O meteorologista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), explica que as fortes chuvas foram provocadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), fenômeno circular que converge a umidade e provoca precipitações. “O centro dele está entre o Agreste e o Sertão, mas a área que ele abrange inclui outros estados. É por isso que também tivemos notícias de granizo fora de Pernambuco”, detalhou. “O sistema fez com as chuvas ocorressem rapidamente e que não desse tempo para que os cristais de gelo se desfizessem na trajetória”, completou o meteorologista. (Folha PE)

Blog: O Povo com a Notícia