Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Saiba como serão as posses de Paulo Câmara e Dilma Rousseff

Dono da maior votação do País em 2014, o governador eleito de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) toma posse nesta quinta-feira (1º) em uma cerimônia discreta em homenagem à memória do padrinho político Eduardo Campos, que faleceu em agosto em plena campanha presidencial. Neste ano, por exemplo, o PSB não organizará caravanas para atrair a militância até o Recife. “Vamos fazer uma posse simples, mais para cumprir o rito”, já declarou Câmara. O futuro governador seguirá a pé até o Palácio do Campo das Princesas.

Paulo Câmara sairá de casa às 14h30, acompanhado da futura primeira-dama Ana Luiza Câmara, do vice Raul Henry (PMDB) e da esposa deste Luiza Nogueira Feitosa. A comitiva será conduzida pelo chefe da Casa Militar, o coronel Mário Cavalcanti.

O futuro governador chega a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por volta das 15h. Ele será recebido por uma comissão suprapartidária de deputados estaduais que o conduzirá para compor a Mesa ao lado do presidente da Casa, o deputado Guilherme Uhoca (PDT), e do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves.

Após a execução do Hino Nacional, Câmara presta compromisso às Constituições do Brasil e de Pernambuco e assina o Termo de Posse lido pelo primeiro-secretário da Alepe, João Fernando Coutinho (PSB). Após um breve pronunciamento de Guilherme Uchoa, Paulo fará seu primeiro discurso como governador de Pernambuco no plenário do Legislativo.
O novo governador será conduzido por Uchoa até a entrada da Alepe, na Rua da Aurora, onde o governador passa em revista a primeira Guarda-de-Honra do Estado, composta por militares do Corpo de Bombeiros.

Por volta das 16h15, seguirá a pé pela Ponte Princesa Isabel, reproduzindo o gesto realizado por Eduardo Campos em 2010 e por João Lyra Neto (PSB) ao tomar posse. Já na Praça da República, ele passa em revista a Segunda Guarda-de-Honra, que reúne integrantes da Polícia Militar do Estado.

No Palácio do Campo das Princesas, Câmara será recebido por João Lyra e pela esposa Leila Queiroz no gabinete do governador. Os dois farão a cerimônia de Transmissão de Cargo na frente da sede do Executivo Estadual.

Como não tem vice, Lyra assinará os Termos de Transmissão de Cargo de Paulo Câmara e de Raul Henry. Depois, o novo governador acompanha o caruaruense até o seu carro, retorna ao palco e profere o segundo discurso, agora para a população que acompanhará o evento. Câmara receberá os cumprimentos pela posse nos jardins do Palácio após a cerimônia.

DILMA – Já a posse da presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, começa ainda pela manhã. Às 11h, ocorre um show com a cantora Alcione no gramado situado atrás da Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios. No mesmo local, após a cerimônia, a cantora Ellen Oléria, vencedora do The Voice Brasil, fará um segundo show às 18h30.

Dilma sairá do Palácio do Planalto às 14h30 e seguirá em carro aberto até o Congresso Nacional, passando pela Catedral de Brasília. No Parlamento, ela prestará pela segunda vez o compromisso com a Constituição da República.

Por volta das 16h, a presidente deixa o Congresso e passa em revista tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na Praça dos Três Poderes, ao som do Hino Nacional.

Em seguida, ela sobe novamente a rampa do Planalto e faz o seu pronunciamento à nação no Parlatório, em torno das 16h30. Ao final, Dilma recebe cumprimentos de autoridades brasileiras e internacionais nos salões Leste, Oeste e Nobre do Palácio. (Blog do Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia