Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Cadastramento do programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada termina hoje, dia (30)

Os trabalhadores rurais têm até hoje, dia (30), para realizar o cadastramento da edição de 2015 do Programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada. Os locais de cadastramento estão distribuídos nos sete municípios do Vale do São Francisco. O horário de atendimento será das 9h às 17h. Mais informações: 0800 282 5158.

Para se cadastrar, o trabalhador deve atender aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos e residente em um dos sete municípios pernambucanos atendidos pelo Chapéu de Palha; ser trabalhador(a) rural da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador(a) ou tratorista; ter trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias ininterruptos entre 01 de junho a 31 de dezembro de 2014.

No ato do cadastramento é preciso ter em mãos originais e cópias dos documentos de Identidade, CPF, carteira de trabalho, número do PIS ou do NIS (cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão), rescisão do contrato de trabalho da última safra e comprovante de residência. Caso o trabalhador cadastrado prefira indicar uma pessoa do seu núcleo familiar para fazer uma das atividades oferecidas pelo Chapéu de Palha, também deve levar, no momento do cadastro, CPF e comprovante de residência do indicado (original e cópia).

O benefício oferecido pelo programa é dividido em quatro parcelas de até R$ R$ 246,45, complementar ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. As atividades oferecidas pelo Chapéu de Palha são realizadas em parceria com as seguintes secretarias estaduais: Educação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Mulher e Saúde. A coordenação geral do Chapéu de Palha é da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O Programa – implementado pela primeira vez na gestão do ex-Governador Miguel Arraes, o Chapéu de Palha foi resgatado para atender aos trabalhadores rurais da palha da cana e suas famílias, na região da Zona da Mata, durante o período da entressafra da cana de açúcar. Hoje, o Programa tem três frentes de atendimento: o Chapeu de Palha da Fruticultura, da Cana de Açucar e da Pesca. Funciona com a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão e várias secretarias envolvidas para a realização de atividades educativas, de reflorestamento, emissão de documentos, entre outras ações com foco na melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Em 2012 foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Nova York, o ex-governador Eduardo Campos recebeu o prêmio como um reconhecimento às ações governamentais que contribuem para a inclusão social.

Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada 2015 – Polos de cadastramento:

Petrolina:

- Agrovila Massangano: Escola Estadual Manoel Messias Barbosa

- Bebedouro: Escola Estadual Antônio Nunes dos Santos

- Petrolina: Centro de Convenções

- N-4: Escola Municipal Manoel Alves Nogueira

- N-10: Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade

- Maria Tereza: Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro

- Tapera: Escola Municipal Félix Manoel dos Santos

Lagoa Grande:

- Centro: Escola Estadual Santa Maria

- Vermelhos: Escola Estadual de Referência Dom Hélder Câmara

Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia:

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais Secretaria de Planejamento

Blog: O Povo com a Notícia