Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Codevasf executa obras de revitalização em perímetros irrigados do Sistema Itaparica em Pernambuco

Mais de 600 produtores de três perímetros irrigados do Sistema Itaparica, no sertão de Pernambuco, serão beneficiados com novas intervenções da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O objetivo é revitalizar e modernizar os perímetros de irrigação Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras, localizados nos municípios de Petrolândia, Floresta e Itacuruba, para a otimização do uso da água na produção.

As obras consistem na realização de intervenções nos canais de aproximação dos perímetros e os recursos, no valor de R$ 490 mil, têm como fonte o programa de trabalho da empresa para a realização de melhorias nos perímetros de irrigação.

Segundo o chefe do escritório de apoio técnico da Codevasf em Jatobá, também na região de Itaparica, Fabrício Marques Rodrigues, a ação atende uma demanda antiga dos produtores que atuam nos perímetros do complexo. “A ideia é melhorar o fornecimento de água dentro da extensão dos perímetros. São obras iniciadas no final de dezembro e que estão sendo executadas dentro do ritmo esperado”, observou. O prazo para a execução é de três meses.

Os perímetros Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras são áreas irrigadas voltadas para a agricultura familiar. Eles fazem parte do Sistema Itaparica, conjunto de dez perímetros, entre Pernambuco e Bahia, criados pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) na década de 1990 para compensar famílias que viviam na área rural onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga.

Até 2014, os perímetros do complexo Itaparica eram administrados por meio de parceria entre a Codevasf e a Chesf. Com o fim do convênio, as áreas irrigadas localizadas nos municípios pernambucanos de Petrolândia, Floresta e Itacuruba que passaram a ser administradas pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), com o apoio da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em Brasília (DF). (Por Robson Mororó/Didi Galvão)

Blog: O Povo com a Notícia