Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pescador captura tubarão na orla de Casa Caiada, em Olinda

Um tubarão foi capturado na orla de Olinda, na manhã desta quinta-feira (15), e atraiu a atenção de vários banhistas que estavam no local. O animal foi encontrado por volta das 6h da manhã, na praia de Casa Caiada, e foi pendurado em uma árvore pelos pescadores.

O pescador Elício Mendes foi quem capturou o tubarão. Ele diz que ainda não mediu o tamanho do animal, mas estima que ele tenha cerca de 2,40m. Ainda segundo Elício, o tubarão é uma fêmea e estava acompanhado de dois filhotes, que fugiram.

"Não foi difícil pegar, foi difícil embarcar. A gente laçou e amarrou o tubarão no barco", relata Elício, acrescentando que o tubarão foi arrastado até a areia com a ajuda de outras pessoas. Ele afirma ainda que o animal foi capturado a aproximadamente 2km da praia.

De acordo com o ambientalista Adriano Artoni, é preciso determinar a espécie do animal, pois alguns estão em extinção. "Capturar um tubarão em extinção é crime, e linchar o animal também", aponta, lembrando de casos em que a população fere o animal no intuito de matá-lo. Adriano explica ainda que, após a averiguação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o tubarão pode ser enterrado ou levado para estudo.

O engenheiro de pesca Bruno Pantoja, também presidente do Instituto Propesca, assegura que o animal trata-se de uma fêmea madura de tubarão limão (Negaprion brevirostris). "Atualmente [esta espécie] está na lista vermelha de animais ameaçados de extinção. Porém, não podemos culpar o pescador por sua captura, até porque ficou preso incidentalmente na rede. O importante disso tudo é saber da necessidade de ações ambientais efetivas na costa brasileira", disse. (G1)

Blog: O Povo com a Notícia