Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PM pretende ampliar serviço de inteligência para conter tumultos no Bairro do Recife

O Comando Geral da Polícia Militar (PM) abriu uma sindicância para apurar quem foi que fez disparos de arma de fogo no Bairro do Recife, na noite do último domingo (11), gerando tumulto entre os frequentadores da área histórica. Segundo a corporação, 12 pessoas foram presas por envolvimento em confusões, como as que foram flagradas pela reportagem da Folha de Pernambuco. A PM prevê um aumento do serviço de inteligência, incluindo o monitoramento de redes sociais para identificar e evitar possíveis encontros de gangues.

Conforme o major André Ângelo, que está respondendo pelo comando do 16º BPM, as medidas de segurança aprovadas pela gestão municipal, que previam a triagem dos frequentadores, não aconteceram no último domingo porque a Guarda Municipal, que manuseia os detectores de metal, teve efetivos deslocados para garantir a ordem na realização de um concurso público.

No fim da tarde desta segunda-feira, por meio de nota, a Prefeitura esclareceu que, em nenhum momento, “anunciou a triagem de frequentadores", mas que “o que se discutiu, dentro do Grupo Gestor do Bairro do Recife, foi a possível revista, por parte da PM, para evitar a entrada de vasilhames de vidro no bairro”. No primeiro domingo deste ano, dia 4, a reportagem da Folha de Pernambuco flagrou revistas e triagens sendo feitas nas ruas do Recife Antigo, como mostram a foto desta reportagem.

Além da revista com detectores de metal, a Polícia quer discutir com a Prefeitura o fechamento das três pontes que dão acesso ao Recife Antigo – a Maurício de Nassau, a Buarque de Macedo e a do Limoeiro. Por isso, foi enviada uma solicitação de uma reunião com o prefeito Geraldo Julio para discutir as estratégias. O comandante responsável pelo 16º Batalhão da Polícia Militar, André Ângelo, enviou para o comando geral da PM um pedido de incremento de 50 homens na segurança do bairro nos fins de semana. Atualmente, 70 homens são responsáveis pela segurança da área.

O grupo mencionado é composto pela PM, pelas secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e de Turismo e Lazer, além da Guarda Municipal. (Foto André Nery)
Blog: O Povo com a Notícia