Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Policiais civis e militares de Salgueiro prendem mulheres por estelionato

Policiais civis e militares de Salgueiro-PE, prenderam duas mulheres residentes no município de Jardim-CE acusadas de estelionato crime já praticado pelas acusadas que motivou suas prisões há cinco anos em Juazeiro do Norte. Para a polícia pernambucana, elas fazem parte de uma quadrilha de estelionatários e estavam com vários documentos falsos tentando fazer empréstimos para aposentados em uma instituição financeira.

Uma delas apresentou sua identidade com uma foto trocada e o nome de Maria Eliane dos Santos, de 35 anos, mas as impressões digitais não coincidiram. Os policiais pesquisaram na Internet e encontraram diversas matérias em sites e blogs apontando ações da quadrilha no Sul do Ceará. O nome de Maria Eliane está no texto e com o epiteto de "Liane" que a própria admitiu ser seu apelido. As outras presas foram Francinete Ferreira Ângelo, de 55, e Maria Geralda do Socorro, de 52, além de José Silva do Carmo, de 39 anos.


Os policiais pernambucanos encontraram com o grupo o aposentado Eliziário de Sousa Monteiro, de 76 anos, residente em Penaforte e uma das vítimas do golpe. O bando tinha três identidades diferentes com a foto do idoso usadas para receber empréstimos que articulavam junto às instituições de crédito. Ele disse que foi levado até Salgueiro diante da promessa de receber um valor complementar para sua aposentadoria e, só na delegacia, viu que existiam outras duas identidades com sua foto.


A polícia apreendeu um veículo Fiat Uno, diversos documentos falsificados e os aparelhos celulares dos integrantes do grupo para serem periciados. As três mulheres e o homem foram autuados em flagrante pelo Delegado Plantonista, Romildo Jonas dos Santos, por crimes de tentativa de estelionato, formação de quadrilha e falsificação de papéis públicos. As mulheres foram encaminhadas para a Cadeia Feminina de Verdejante e José Silva Carmo ao Presídio de Salgueiro onde estão à disposição da Justiça.


HISTÓRIA – No dia 31 de maio de 2010 uma informação que partiu de dentro do Banco do Brasil no centro de Juazeiro, levou a polícia a desbaratar uma quadrilha baseada em Jardim e que vinha praticando operações bancárias irregulares a partir de documentos falsos. A operação da PM começou dentro do banco, se estendeu pela Praça Padre Cícero e terminou no Conjunto COHAB II de Jardim, onde todos residem e uma das viaturas ficou repleta de documentos falsificados ou roubados.

Um funcionário do BB desconfiou de Joviano Guedes Neto, o "Mineirinho", então com 53 anos e residente em Jardim, que tentava sacar de forma fraudulenta R$ 4,7 mil. Sentindo que o golpe não iria dar certo, quis fugir, mas foi detido por militares à paisana que já haviam sido avisados e estavam por perto. O pessoal do Serviço de Inteligência levou o acusado até um taxi que o aguardava na Praça Padre Cícero com três mulheres. Ele já respondia por uso de documentos falsos a exemplo de "Liane", então com 30 anos e moradora da Rua Jonas Maurício. 

Ela era acusada ainda de estelionato e formação de quadrilha e estava no taxi com Edvânia Batista da Silva, de 32, que morava na Rua Leonel Alencar, 51 (Centro) e Maria Idelzuite de Lima, de 33 anos, a "Quininha", residente no Sítio Correntinho igualmente em Jardim. Os PMs foram até àquela cidade onde prenderam Francieli Marculino de Souza, então com 23 anos, em cuja residência na Rua Jonas Maurício e na casa de Liane, foram encontrados muitos documentos de pessoas, que eram usados para a contratação de empréstimos em bancos caririenses e até de estados vizinhos.

Naquele dia, só identidades em nome de Maria Eliane dos Santos com números diferentes foram cinco, além de procurações diversas e cinco atestados de óbitos de diferentes pessoas em meio à farta documentação. Três meses depois a polícia de Juazeiro prendeu Balbuíno Marcolino de Araújo, o Dinha, de 46, residente em Cedro (PE), Marileide Possidônio de Alexandria Nogueira, de 33, que mora em Barbalha; e Juliana dos Santos Gonçalves, de 19 anos, residente em Jardim, todos acusados de idêntico crime e suspeitos de serem integrantes da mesma quadrilha. (Site Miséria)


Blog: O Povo com a Notícia