Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 11 de março de 2015

Enquanto isso... Internado, Cid adia explicações a congressistas

O ministro da Educação, Cid Gomes, não comparecerá ao plenário da Câmara, nesta quarta-feira (11), para explicar declaração em que se referiu a deputados como "achacadores". De acordo com o MEC, em comunicado enviado ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Gomes está internado desde essa terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O motivo da internação, porém, não foi informado.

De acordo com a assessoria de imprensa do MEC, as temperaturas negativas que enfrentou em viagem aos Estados Unidos, onde participou de evento da Universidade Yale no fim de semana, teriam feito com queo ministro já chegasse doente ao Brasil. A assessoria também informou que, por conta do estado de saúde, Cid já havia cancelado participação em evento em Santo André, em São Paulo, na última segunda (09). A decisão de interná-lo teria partido dos médicos, que agora conduzem uma bateria de exames.

A convocação do ministro foi aprovada na semana passada, atendendo ao pedido do deputado Mendonça Filho (PE), líder do DEM. Para ele, Gomes precisa se explicar já que ofendeu aos parlamentares. "Ele tem de dizer ao Brasil quem achacou, de que forma isso aconteceu e em que circunstâncias", frisou.

O caso ocorreu durante visita à Universidade Federal do Pará, no final de fevereiro. O ministro teria dado a seguinte declaração: “Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”.

Diante das sucessivas derrotas que o governo tem sofrido no Congresso, o Palácio do Planalto tentou adiar a sessão, destacando, inclusive, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante para convencer Cunha de mudar a data da comissão geral que ouviria Gomes.

Embora o motivo da internação não tenha sido explicado, Mendonça não acredita que essa tenha sido uma manobra para postergar o comparecimento à Câmara. "Ele está doente e eu não acredito que um ministro de Estado recorreria a uma mentira para não vir à Câmara. 

Não acredito que o governo, o ministro, o hospital e os médicos seriam coniventes com uma mentira", ressaltou o parlamentar, que disse também que a ida de Gomes ao plenário será remarcada, sem data ainda prevista.

O último ministro convocado para falar no plenário da Câmara foi Antônio Cabrera, titular da pasta da Agricultura em 1991. Ele falou sobre os efeitos do Plano Collor 2 no setor rural.

Blog: O Povo com a Notícia