Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 25 de março de 2015

Ministro da Integração admite novo atraso na transposição; obra deve ficar para segundo semestre de 2016

Distante da plataforma eleitoral propagada durante a campanha de 2014, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, admitiu novo atraso na transposição do Rio São Francisco. Em reunião na Câmara dos Deputados, o titular da pasta previu que a entrega ficará para o segundo semestre de 2016. No início de 2014, o ex-ministro Francisco Teixeira informou que o prazo previsto para finalização era dezembro deste ano.

A obra teve início em 2007, ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, orçada em R$ 4,5 bilhões. O Eixo Leste deveria sair em 2010 e o Norte, em 2012. Atualmente, o projeto está orçado em R$ 8,2 bilhões e tem dois longos canais.

O Eixo Leste beneficiará Pernambuco e Paraíba e o Norte levará água para esses Estados, o Ceará e Rio Grande do Norte. O governo espera beneficiar 12 milhões de pessoas.

Durante reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados, nesta quarta (25), Occhi expôs resultados na execução de obras e propôs a apresentação de relatórios trimestrais aos deputados integrantes do comitê. O grupo tem a intenção de fiscalizar a transposição.

DEMISSÕES – Em reuniões anteriores da comissão, os parlamentares debateram denúncias de que trabalhadores foram demitidos após os períodos eleitorais de 2010 e 2014. O ministro negou a denúncia.

O titular da pasta viu com  naturalidade a desmobilização em obras de grande porte, como a transposição. O número de trabalhadores vai diminuindo à medida que os trechos vão sendo concluídos, considerou o interlocutor de Dilma

“A gente ouve aqui [na comissão] que está acontecendo desmobilização [de trabalhadores]. Mas, na verdade, não está acontecendo. Hoje nós temos cerca de 9.500 trabalhadores envolvidos no projeto e, gradativamente, esse número vai diminuindo, porque setores da obra estarão finalizados”. (Blog do Jamildo/Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Blog: O Povo com a Notícia