Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 4 de abril de 2015

Com estiagem, agricultores do Sertão tem produção de milho prejudicada

milho

Aproximadamente 56 municípios do Sertão de Pernambuco decretaram estado de emergência por causa da estiagem. Na região, os agricultores comemoram a chuva que caiu em dezembro e no mês de março, plantaram algumas sementes de milho. Entretanto, com a chuva irregular, a produção foi perdida.
No distrito de Rajada em Petrolina, no Sertão, o agricultor João de Deus de Souza tem uma plantação de milho. As plantas estão com apenas vinte centímetros e ainda precisam de mais chuva para crescer. O produtor acredita que com chegada do mês de abril deve ser difícil ter chuva na região. “Pelo que a gente vê já encerrou a época da chuva. Por uma coincidência pode chover no mês de abril, mas é uma coincidência e é desconfiada. Se não chover, perdemos a safra, todo o trabalho e ninguém vai colher nada”, explica.
A área plantada tem 15 hectares e 60 % a menos que há dez anos, quando as chuvas eram mais regulares. “As chuvas reduziram muito, houve muita perda na safra e no final das contas, os agricultores ficaram esmorecidos. Não tem mais aquela coragem de agir com a agricultura como agia antes”, conta.
O agricultor José Mariano de Souza plantou milho em dezembro do ano passado. E desde então choveu apenas duas vezes na região. Por isso, os três hectares de milho foram perdidos. “Ele nascia no mês de dezembro para o início de janeiro e veio dá uma chuva em fevereiro e daí para cá, ele perdeu a safra, porque era para dar com sessenta dias e terminou se perdendo”, destaca.

Para não ter um prejuízo total, José Mariano vai aproveitar  as palhas para fazer silagem para os animais. “Agora que estamos aproveitando as palhas que estão secando junto com essas verdes para fazer um silo para os animais”.
A situação de emergência está relacionada a escassez de água e perda nas lavouras. Problemas que Petrolina enfrentam há mais de três anos. “Nós estamos com três a quatro anos que as chuvas estão sendo irregulares. Essa estiagem está prolongada e desde o primeiro ano da estiagem que Petrolina decretou estado de emergência. Então, eu diria que de lá para cá todo ano nós estamos em estado de emergência sendo renovado. Ele tem uma validade, até agora abril, e já foi solicitada a renovação”, argumenta o secretário de desenvolvimento rural, Raimundo Nonato.
Para ajudar o homem do campo a enfrentar essa difícil situação, ações são realizadas no município.“Foram construídas seis adutoras em parceria com a Compesa, levando água tratada para mais de 200 famílias. E significa que essas pessoas já estão livres do carro-pipa. Esse dia a dia é continuo e não para, tanto na parte de poços e na parte de adutoras, na manutenção de água”.
Além disso, muitos agricultores recebem o garantia safra. Em 2014, cerca de cinco mil tiveram direito ao benefício. A previsão é que esse número aumente esse ano e 130 novos agricultores também passem a receber. (G1 Petrolina)
Blog: O Povo com a Notícia