Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 15 de abril de 2015

PT discute abrir mão das doações de empresas

Em mensagem veiculada nas redes sociais, o presidente do PT federal, Rui Falcão, convidou os internautas a participarem de uma enquete. Ele anotou que o partido “defende o fim do financiamento empresarial de campanha.” Revelou que sua opinião sobre o tema é mais radical. “Eu defendo que nosso partido precisa abrir mão, voluntariamente, desse tipo de contribuição.” Indagou: “E você? Concorda comigo?”

Reproduzido nas páginas de Falcão e do PT no Facebook, o texto contém um link que conduz o internauta ao espaço de votação. Ali, lê-se uma pergunta plebiscitária, do tipo sim ou não. “Você acha que o PT deve, voluntariamente, abrir mão de doações empresariais para financiar campanhas políticas?”

Com a reputação carbonizada pelo escândalo do petrolão, que faz do mensalão um caso digno dos juizados de pequenas causas, o PT vem discutindo internamente o tema proposto por Falcão na enquete. A ideia é que o partido mantenha sua cruzada em favor do financiamento público das campanhas. Algo que depende de uma improvável decisão do Congresso. Simultaneamente, para “constranger” os rivais e não ser acusado de hipócrita, o PT vetaria desde logo a entrada de verbas empresariais na sua caixa registradora.

Falcão defendeu sua tese no final de março, em reunião da Executiva do PT, com a presença de Lula. Não há um consenso entre os petistas. Analisa-se a hipótese de votar o fim das contribuições privadas num encontro do diretório nacional do PT, marcado para esta sexta-feira (17). O financiamento eleitoral deve ser incluído também na pauta do Congresso partidário que o PT prepara para 11 de junho, em Salvador (BA).

O debate ganha o noticiário uma semana depois de o tesoureiro do PT ter reafirmado na CPI da Petrobras que não manuseou propinas. Nessa versão, ele teria recebido das empreiteiras encrencadas na Operação Lava Jato apenas doações legais, devidamente reportadas ao Tribunal Superior Eleitoral. No enredo da força-tarefa que esquadrinha a Petrobras, a Justiça Eleitoral foi usada pelo PT para lavar dinheiro. (Por Josias de Souza)

Blog: O Povo com a Notícia