Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Vaccari é recebido com ratos na chegada à CPI da Petrobras

A entrada do tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi cercada por um tumulto. Uma caixa com ratos foi aberta dentro da sala da CPI assim que o petista entrou na sala da comissão.

Os seguranças detiveram a pessoa que soltou e capturou os animais com rapidez. Parlamentares do PT protestaram contra a atitude dizendo que estavam tentando transformar a CPI em um circo.
O presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), pediu que a a Polícia Legislativa investigue o caso para identificar e punir os culpados pelo incidente, que classificou como “infeliz”.

Vaccari está sendo processado por lavagem de dinheiro pelo Ministério Público Federal e é apontado, por delatores do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras, como arrecadador de propinas de empresas contratadas pela estatal.


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, concedeu habeas corpus para que ele não seja obrigado a assinar o termo de compromisso que o obriga a dizer a verdade.

O objetivo do pedido foi impedir que integrantes da CPI determinem sua prisão caso julguem que ele esteja mentindo no depoimento. A decisão de Teori garante ainda que Vaccari possa se comunicar com um advogado durante a sessão e não se autoincrimine.

RATOS E POLÍTICA – Não é novidade o uso de ratos na política. Na campanha do PT, em 2002, antes mesmo do início oficial da campanha eleitoral, que acabaria elegendo Lula presidente da República, o publicitário Duda Mendonça criou um vídeo chamado “Xô Corrupção” e se dizia “Uma campanha do PT e do povo brasileiro”. Na gravação, ratos roíam a bandeira do Brasil, numa clara comparação de que os adversários seriam ratazanas. “Ou a gente acaba com eles, ou eles acabam com o Brasil”.

Vídeo da campanha eleitoral de 2002

Blog: O Povo com a Notícia