Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Deputados da CPI da Petrobras fazem fiscalização na Refinaria Abreu e Lima

Quatro deputados federais integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades da Petrobras fazem uma visita fiscalizadora à Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta segunda-feira (18). O objetivo é observar o atual estágio da obra e buscar subsídios para novas ouvidas da CPI, segundo os parlamentares.

A comitiva de deputados é formada pelo 3º vice-presidente da CPI, Kaio Maniçoba (PHS-PE), o sub-relator Altineu Côrtes (PR-RJ), além dos integrantes da comissão Fernando Monteiro (PP-PE) e Delegado Waldir (PSDB-GO). 

“Nós vamos ouvir os responsáveis pela construção, tanto da área de abastecimento quanto de engenharia. Vamos ter apresentação de quem está operando o projeto, o gerente-geral da Refinaria [Valdisson Moreira]. Vamos poder tirar dúvidas do que foi feito, o que falta fazer, que equipamentos foram comprados e não foram utilizados. A gente vai poder ver de perto tudo aquilo que já tivemos acesso em documentos”, explica Côrtes.

A visita é importante para que, ao se escutar as testemunhas durante o processo, se tenha embasamento sobre as dimensões reais e andamento do projeto da refinaria. “Hoje não vamos ter uma resposta concreta, mas vamos ter subsídios para fazer novas perguntas sobre a refinaria. Aqui é para colher informações, provas para questionar nessas oitivas”, acredita o deputado Fernando Monteiro.

Segundo informações repassadas pelos deputados, na refinaria estão atualmente cerca de 500 funcionários da Petrobras e 600 terceirizados, além de 6 mil que trabalham na construção das obras – com andamento estimado em cerca de 80%, segundo os parlamentares. 

“Viemos coletar provas, verificar como está o atual momento da Refinaria Abreu e Lima, quanto mais vai ser gasto, estão aqui realmente os seis mil trabalhadores? 

Quais empresas estão aqui? Vamos fazer uma investigação para dar embasamento para todo o grupo da CPI”, destaca Delegado Waldir.

Os problemas de Abreu e Lima são semelhantes aos da Comperj, no Rio de Janeiro, acredita Côrtes. “Os problemas são mais ou menos os mesmos, o cartel era mais ou menos o mesmo. Nós vamos ouvir essa semana na CPI empresários, que até já assinaram acordo de delação premiada, que participaram de fraudes aqui e no Comperj. Pelo sobrevoo, eu diria até que as coisas estão funcionando melhor. As obras aqui andaram até mais”, avalia o sub-relator.

A programação da visita, além de um sobrevoo feito antes da coletiva de imprensa, inclui uma visita à refinaria e uma reunião a portas fechadas, onde os deputados devem fazer questionamentos e esclarecer duvidas sobre o processo da refinaria e sua construção.

Em seu funcionamento máximo, a refinaria vai poder processar 230 mil barris de petróleo por dia. De acordo com a Petrobrás, a produção atual é de 74 mil barris por dia, entre diesel, gasolina, GLP, óleo combustível e coque. A conclusão das obras deve ser anunciada junto a divulgação do plano de negócios 2015-2019 da empresa. (G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia