Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 12 de maio de 2015

Vaccari quer que relator da CPI da Petrobras seja sua testemunha

Relator da CPI da Petrobras na Câmara, o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) foi arrolado como testemunha de defesa do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, numa ação oriunda da Operação Lava Jato, de acordo com informações divulgadas pela Folha. A lista de testemunhas feita pelos advogados de Vaccari, que foi denunciado sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro, foi apresentada à Justiça no final de abril.
 
Questionado sobre o fato, Sérgio afirmou que se sentiu "constrangido" com o convite, e que pedirá à defesa de Vaccari para retirá-lo da lista.  O advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D'Urso, disse que vai desistir da convocação de Sérgio. "O próprio Vaccari ponderou isso [da participação do deputado na CPI]", afirmou ele ao jornal. Segundo o defensor, o deputado foi arrolado por seu "histórico no PT" e por conhecer a função da tesouraria do partido e seu funcionamento. A exclusão de Sérgio da lista de testemunhas deve ser solicitada à Justiça nos próximos dias.

Pedido de liberdade negado: O ministro Newton Trisotto, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um pedido de liberdade do tesoureiro afastado do PT João Vaccari Neto, preso desde 15 de abril pela Operação Lava Jato e acusado de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. A decisão foi proferida na última sexta (8) e publicada nesta segunda (11) no Diário de Justiça.
 
Vaccari já havia pedido habeas corpus ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que negou a soltura em decisão liminar (provisória). Ao rejeitar o novo pedido feito ao STJ, Trisotto considerou que somente em caso de flagrante ilegalidade poderia libertar o petista sem o que o TRF terminasse de analisar o caso.

Vaccari responde a duas ações na Justiça Federal do Paraná por corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Em uma delas, o petista é acusado de intermediar doações eleitorais ao PT que somam R$ 4,26 milhões, fruto de propinas pagas por empreiteiras contratadas pela Petrobras.

Blog: O Povo com a Notícia