Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Julgamento das contas de Dilma Rousseff deverá ser adiado

O Tribunal de Contas da União (TCU) deverá ceder um pouco mais de tempo para as explicações da presidente Dilma Rousseff sobre as contas de 2014. O julgamento da prestação contábil do governo no tribunal deverá ser adiado. Com isso, Dilma deverá ter mais prazo para se explicar sobre dois pontos novos referentes às demonstrações de gastos em 2014.
 
O ministro Augusto Nardes, relator das contas da presidente, prepara um comunicado na sessão em plenário nesta quarta-feira sobre decisão de acatar pedido do Senado. Nardes ainda não definiu qual será o prazo dado.

A presidente já apresentou a defesa para 13 indícios de irregularidades listados pelo TCU, entre eles as chamadas "pedaladas" fiscais e a ausência de contingenciamento de gastos para cumprir a meta fiscal. O julgamento do parecer, cuja tendência é pela rejeição das contas, estava previsto para o fim deste mês. A decisão definitiva sobre aprovar ou reprovar as contas é do Congresso Nacional. A oposição a Dilma planeja usar uma eventual decisão negativa para embasar um pedido de impeachment da presidente.
 
A manobra que deve resultar em mais prazo a Dilma e em adiamento do julgamento partiu de um senador aliado ao governo, Otto Alencar (PSD-BA), que foi vice-governador da Bahia na gestão de Jaques Wagner (PT), atual ministro da Defesa. Um requerimento de autoria do senador, aprovado ontem na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, pediu que o TCU leve em conta dois fatos novos apontados pelo Ministério Público (MP) junto ao tribunal e que ficaram de fora do relatório final.

Blog: O Povo com a Notícia