Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Justiça condena Fernando Baiano e Cerveró por corrupção e lavagem de dinheiro

A Justiça Federal condenou, nesta segunda-feira (17), o lobista Fernando Baiano, o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, e o ex-consultor da Toyo Setal, por corrupção e lavagem de dinheiro. A ação penal teve origem na 8ª fase da Operação Lava Jato.
 
Os três são acusados de envolvimento no esquema de fraude, corrupção, desvio e lavagem dinheiro descoberto dentro da Petrobras. Cerveró e Baiano foram acusados de receber e intermediar propina em contratos da estatal.
 
O doleiro Alberto Youssef, que era considerado peça chave no esquema criminoso, também era réu nesta ação. Entretanto, ele foi absolvido do crime de lavagem de dinheiro. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais na primeira instância, avaliou que não há prova suficiente sobre esta prática. Dos condenados, apenas Júlio Camargo não está preso.
 
Penas:
 
Nestor Cerveró: corrupção passiva e lavagem de dinheiro - 12 anos e 3 meses de prisão.
Fernando Baiano: corrupção passiva e lavagem de dinheiro - 16 anos e um mês de prisão.
Júlio Camargo: corrupção ativa e lavagem de dinheiro - 14 anos de prisão, porém, devido ao acordo de delação, deverá pegar cinco anos, em regime aberto.

Blog: O Povo com a Notícia