Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PT vai decidir se apoia afastamento de Eduardo Cunha nesta segunda (24)

A bancada petista na Câmara dos Deputados se reúne nesta segunda-feira (24) com o presidente do partido, Rui Falcão, para discutir se decide apoiar um pedido de afastamento do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), após ele ter sido denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. 
 
Conforme informações da revista Veja, Lula defende "cautela" por parte dos petistas para evitar que o partido tenha papel de protagonista em ações contra Eduardo Cunha.
 
A posição dos deputados petistas, a segunda maior bancada da Casa, é considerada decisiva para fortalecer o incipiente movimento que deseja a saída de Cunha do cargo. No dia da denúncia, parlamentares do PSOL, PSB, PT, PPS, PDT, PMDB, PR, PSC, PROS e PTB divulgaram manifesto anônimo contra o peemedebista por considerar "insustentável" a permanência dele no cargo.

Segunda a publicação, a simples discussão dentro do PT tem irritado Cunha. O presidente da Câmara ligou para o vice-presidente e presidente do PMDB, Michel Temer, para reclamar da postura do PT, que chamou de inaceitável e cobrou dele providências. 
 
Petistas temem que, em retaliação a uma decisão mais agressiva da bancada, Cunha aumente a pressão sobre o governo, com quem rompeu em julho. A posição majoritária dos deputados petistas é esperar uma posição do Supremo Tribunal Federal (STF). 
 
Um dos vice-líderes do PT, o deputado federal baiano Afonso Florence, considera que não há uma maioria na bancada favorável ao afastamento de Cunha. Mas reconhece que a situação dele está se degradando "muito rapidamente". "Se não quero golpe contra a presidente, não vamos fazer o mesmo com ele", disse ele à revista. 

Blog: O Povo com a Notícia