Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CUNHA TEM QUATRO E NÃO UMA CONTA NA SUÍÇA

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teria quatro contas bancárias abertas em seu nome em bancos da Suíça e não apenas uma, como era especulado inicialmente. A apuração foi feita pelos jornalistas Ranier Bragon e Débora Álvares, da Folha de S. Paulo.

Uma das contas tem a esposa do parlamentar, a jornalista Claudia Cordeiro Cruz, como beneficiária, além do próprio Cunha. Em março, o deputado assegurou aos integrantes da CPI da Petrobras que não mantinha contas fora do Brasil. Se ficar comprovado que Cunha mentiu na CPI, poderá ser cassado. Nesta quinta-feira 1, ele foi questionado sobre o assunto pelo deputado Chico Alencar (Psol-RJ) durante sessão no plenário, mas não respondeu.

Segundo autoridades suíças, os recursos existentes nas contas identificadas em nome de Cunha e seus familiares foram bloqueados. Segundo reportagem publicada pelo Estadão nesta quinta, a soma deve chegar a US$ 5 milhões. O bloqueio teria sido feito em função das suspeitas sobre a origem do dinheiro movimentado. As contas teriam sido criadas por empresas offshores a partir de paraísos fiscais.

Em uma das contas atribuídas ao deputado aparecem depósitos que teriam sido feitos pelo lobista do PMDB João Augusto Henriques, preso pela Operação Lava Jato no final de setembro. Em delação premiada, Henriques disse ter efetuado pagamento de propina em uma conta na Suíça sem saber que era de Cunha. Ele teria atendido a um pedido do economista Felipe Diniz, filho do deputado Fernando Diniz (PMDB-MG), falecido em 2009.

Blog: O Povo com a Notícia