Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Floresta: Câmara Municipal aprova Projetos de Lei do Vereador Guilherme Novaes

Nesta última quarta-feira, dia (28), a  Câmara Municipal de Floresta aprovou três Projetos de Lei do Vereador Guilherme Novaes (PSD), onde foi enviado para Sanção os seguintes Projetos de Lei:

1 - Fica denominada de (Rua Bartolomeu Francisco Novaes) "Meuzinho Novaes", a via pública localizada no Loteamento Morada Nobre, Rua 05.

2 - Fica denominada de (Rua Abdon Joaquim da Silva), a via pública localizada no Loteamento Morada Nobre, Rua 08.

3 - Fica denominada de (Rua Pedro Ernesto Gomes de Sá), a via pública localizada no Loteamento Morada Nobre, Rua 07.

Justificativas:

1 - O Senhor Bartolomeu Francisco Novaes (Meuzinho Novaes), nasceu aos 25 de fevereiro de 1926, na Fazenda Melancia, Município de Floresta-PE.

Era filho de Francisco Novaes e Enedina de Sá Novaes.

Casado com a Senhora Izabel Maria Novaes, desta união deixou 05 filhos: Serrate, Edvaldo Geraldo, Valdenice e Marcos (in memoriam), Meuzinho exerceu a profissão de comerciante durante muitos anos em Floresta.

Dedicou sua vida à agricultura e à pecuária. Criava caprinos, ovinos e gado leiteiro na Fazenda Melancia, às margens do Rio Pajeú, local que cuidava com muito amor e carinho.
Faleceu aos 73 anos, em 04 de agosto de 1999, na Casa de Saúde Santa Izabel.

Foi exemplo de vida cristã e excelente conselheiro para tantos quantos dele precisassem. Um senhor educado, que sabia se relacionar com todas as classes sociais e faixas etárias.
Denominar uma via pública de Floresta é a forma mais justa e digna que encontrei de fazer constar o seu nome na História de nossa cidade, cujo homem foi exemplo de esposo, pai de família, e de ajuda ao próximo.

Solicito aprovação para este Projeto de Lei.

Da decisão desta Casa, dê-se conhecimento aos familiares do homenageado: sua esposa – Srª. Izabel Maria Novaes, seus filhos: Serrate, Edvaldo, Geraldo e Valdenice, todos no endereço: Rua Cel. Manoel Olímpio de Menezes, nº 12.

Plenário da Câmara Municipal de Floresta, 28 de outubro de 2015.

Guilherme de Sá Cavalcanti Novaes
Vereador/PSD

2 - Em 30 de julho de 1924, na Fazenda Angico, Município de Floresta-PE, nascia Abdon Joaquim da silva, filho de Joaquim da Silva e de Saturnina Alvez Bezerra.

Abdon foi alfabetizado pela professora Laura Gominho, recebendo o título de Primeiro de Classe pelo aluno aplicado que foi.

Ainda quando criança, no meio dos seus irmãos e primos, adorava brincar de plantar roça e montar em cavalo de pau.

Desde muito cedo, aos 11 anos de idade, Abdon precisou se dedicar ao trabalho na roça, ajudando ao seu pai nos plantios e colheitas de legumes.

Mais tarde, aos 26 anos, casa-se com a jovem Sebastiana Vitório da Silva, e, desta união, nasceram suas três filhas: Severina, Zivalda e Zivaneide. Torna-se então, um marido e pai dedicado à sua esposa e filhas, sempre zelando pelo bem - estar de todas.

Em 1952, ingressa para trabalhar na Usina de Caroá, propriedade do Sr. Vicente Guimarães, localizada na Fazenda Angico.

Após anos de esforço e determinação, além da grande amizade com o Sr. Vicente, recebe do mesmo, proposta de venda da Usina. Aceitando de pronto, enfrenta o desafio de administrar aquela Usina, na qual realizou um belo trabalho, com muita seriedade, e gerando muitos empregos para muitos trabalhadores rurais.

Em 1960, realizando um grande sonho, compro seu primeiro caminhão que servia de transporte para toda a gente da região de Floresta, fazendo uma linha que ligava as Fazendas Angico, Remédio, Boa Vista, Pocinhos, Quebra Unha de Dentro e de Fora. Jamais mediu esforços para servir àquela comunidade.

Em 1967, vende a Usina de Caroá ao seu grande amigo Sr. Luiz Novaes, e segue para a cidade de Serra Talhada, tornando-se comerciante, dono de uma padaria, situada na Rua Manoel Pereira Lins.

Em 1970, a convite do Sr. Luiz Novaes, assume a gerência da Usina de Caroá na Vila de Santa Paula, também pertecente ao Município de Floresta. Lá pôde fazer muitas e grandes amizades, as quais levou por toda sua vida, sendo reconhecido por todos como o Mestre em Usina de Caroá.

Em 1971, diante da grande liderança como mediador de conflitos na comunidade em que a cada dia crescia mais, foi nomeado legalmente como Comissário de Polícia da Vila de Santa Paula. Atuou com serenidade e respeito a todos que ali residiam.

Em 1980, retornava à Fazenda Angico para cuidar das suas terras e animais, vivendo da Fazenda à cidade de Floresta.

Em 2005, aos 81 anos, foi vítima de infarto, deixando órfãos do seu carinho, sua esposa, filhas, genros, parentes e amigos.

Solicito aprovação para este Projeto de Lei.

Da decisão desta Casa, dê-se conhecimento as suas filhas: Severina Vitório da Silva, na Rua Manoel Novaes, 130 – Floresta-PE; Zivalda Vitório da Silva S. Novaes, na Rua DR. Tito Rosa, 33-A, Floresta-PE; Zivaneide Vitório da silva M. Novaes, na Rua Manoel Novaes, 138, Floresta-PE.

 Plenário da Câmara Municipal de Floresta, 28 de outubro de 2015.

Guilherme de Sá Cavalcanti Novaes
Vereador/PSD

3 - O Senhor Pedro Ernesto Gomes de Sá nasceu no dia 13 de março de 1910, e faleceu no dia 27 de outubro de 1980.

Era filho do Senhor José Ernesto Gomes de Menezes e da Senhora Alexandra Maria da Purificação.

Casou-se com a Senhora Maria Ferraz de Sá, e desta união teve os seguintes filhos: José Ferraz, Jaci Ferraz de Sá, Maria do Carmo Ferraz de Sá Marques, Maria Felicidade Ferraz Novaes e Maria de Lourdes Feraz de Sá Beltrão.

Morava na Fazenda Alto Monte (Airi) – Floresta-PE. Fazendeiro, vaqueiro, (criador de gado, bode, ovelhas...), era muito responsável em tudo que fazia. Era um homem apaixonado pela vida do campo.

O Senhor Pedro Ernesto Gomes de Sá tinha um grande carisma, e era uma pessoa generosa, dedicado à família. A serenidade, a honestidade, a maneira simples de viver, nos ensinou quais os verdadeiros valores da vida.

Deixou um grande legado – o exemplo de bom esposo, bom pai, homem honesto, amigo e trabalhador. Era querido por todos aqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver e de tê-lo como amigo.

Denominar uma via pública de Floresta de Pedro Ernesto Gomes de Sá é a forma mais justa e digna que encontrei de fazer constar seu nome na história de nossa cidade através de um homem, esposo e pai exemplar que sempre ajudou ao próximo.

Solicito aprovação para este Projeto de Lei.

Da decisão desta Casa, dê-se conhecimento aos seus filhos: José Ferraz, Maria do Carmo Ferraz de Sá Marques, Maria Felicidade Ferraz Novaes e Maria de Lourdes Ferraz de Sá Beltrão – Rua Pereira Maciel, 49 – Floresta - PE; e ao Sr. Jaci Ferraz de Sá, na Rua Pereira Maciel, 83 – Floresta - PE.

 Plenário da Câmara Municipal de Floresta, 28 de outubro de 2015.

Guilherme de Sá Cavalcanti Novaes
Vereador/PSD

Blog: O Povo com a Notícia