Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Barragem de Sobradinho entra no volume morto

A luz vermelha se acendeu para todo o sistema hidrelétrico da Chesf. Com a iminência de chegada do volume morto, no Lago da Barragem de Sobradinho, no Rio São Francisco, responsável pela geração de 60% da energia hidrelétrica para toda a Região Nordeste, a Agência Nacional de Águas (ANA) antecipou a reunião que só deveria acontecer na próxima segunda-feira (30), para hoje (25), em Brasília, quando deverá decidir pela redução anda mais da vazão do lago da Barragem de Sobradinho, antecipando a chegada do volume morto.

Com a chegada do volume morto, que é quando o volume útil de água acumulado no lago chega na cota zero, não há como a água passar pelas turbinas e toda geração de energia a partir de Sobradinho será interrompida. Com isso serão afetados não só o complexo hidrelétrico de Paulo Afonso, onde existem seis hidrelétricas, incluindo a de Itaparica, mas também o complexo hidrelétrico de Xingó, a última e a maior usina hidrelétrica do Rio São Francisco.

A reunião, que contará com a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Instituto Brasileiro do meio Ambiente (Ibama) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá anunciar a redução da vazão do lago, diminuindo o fluxo de água que sai pelos vertedouros da barragem como forma de garantir um volume mínimo de acumulo de água na barragem. Atualmente a barragem de Sobradinho mantém uma vazão média de 930 metros cúbicos de água por segundo, e poderá reduzir esse volume para 800 e até 400 m/³ por segundo.

Atualmente, a prioridade não é mais a geração de energia elétrica e sim o abastecimento humano desta energia, explicou o superintendente de Operação da Companhia da Chesf, João Henrique Franklin. A situação é considerada crítica pela Chesf, que estima ser esta a maior seca dos últimos 84 anos, tempo em que a Companhia está instalada na região.

No último domingo (22) o volume útil de água no Lago de Sobradinho atingiu 1,8%, e mantendo a tendência, chegará hoje com menos de 1,5%, atingindo o limite zero até o início da próxima semana.

Blog: O Povo com a Notícia