Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 31 de janeiro de 2015

18ª Romaria Diocesana N.Sra. da Saúde é realizada entre Floresta e Tacaratu

Dezenas de fiéis da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, deram início na manhã deste sábado (31) a tradicional Romaria Diocesana com destino a cidade de Tacaratu, onde fiéis fazem um percurso (andando a pé) de aproximadamente 80 km, numa total comunhão com Deus. 
Jovens e adultos se preparam ano após ano para a tradicional festa da padroeira de Tacaratu, Nossa Senhora da Saúde, tornando o período do ano onde muitos amigos e familiares se reencontram para confraternizar a paz e a alegria da tão singela cidade. Entre os fiéis os florestanos, Obadias Novaes, Perdinho Vilarim como também o vereador Murilo almeida
Dudé como sempre participando do evento.
O famoso Zé Gurgia do Airi, sempre ao lado de Obadias no que precisar.
Blog: O Povo com a Notícia

Deputado Rodrigo Novaes toma posse do seu 2º mandado neste domingo dia 1º

O deputado estadual reeleito Rodrigo Novaes (PSD), estará tomando posse para o seu segundo mandado neste domingo dia 1º de janeiro, e convida a todos os amigos para participarem.

Rodrigo Novaes também estará disputando neste domingo a presidência da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), onde enfrentará o deputado e presidente da casa Guilherme Uchoa (PDT) e Edilson Silva (Psol).
  

Blog: O Povo com a Notícia

Veja: Empreiteiros querem levar Lula e Dilma à roda da Justiça

Os quatro executivos da construtora OAS, presos durante a Operação Lava-Jato, tiveram uma conversa capital na carceragem da polícia em Curitiba.
 
De acordo com a revista Veja, sentados frente a frente em uma sala destinada a reuniões reservadas com advogados, o presidente da OAS, Léo Pinheiro, e os executivos Mateus Coutinho, Agenor Medeiros e José Ricardo Breghirolli discutiam o futuro com raro desapego. 
 
Os pedidos de liberdade rejeitados pela Justiça, as fracassadas tentativas de desqualificar as investigações, o Natal, o réveillon e a perspectiva real de passar o resto da vida no cárcere levaram-nos a um diagnóstico fatalista. 
 
Réus por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, era chegada a hora de jogar a última cartada, e, segundo eles, isso significa trazer para a cena do crime, com nomes e sobrenomes, o topo da cadeia de comando do petrolão. 
Com 66 anos de idade, Agenor Medeiros, diretor internacional da empresa, era o mais exaltado: “Se tiver de morrer aqui dentro, não morro sozinho”.
 
A estratégia dos executivos da OAS, discutida também pelas demais empresas envolvidas no escândalo da Petrobras, é considerada a última tentativa de salvação. E por uma razão elementar: as empreiteiras podem identificar e apresentar provas contra os verdadeiros comandantes do esquema, os grandes beneficiados, os mentores da engrenagem que funcionava com o objetivo de desviar dinheiro da Petrobras para os bolsos de políticos aliados do governo e campanhas eleitorais dos candidatos ligados ao governo. 
 
É um poderoso trunfo que, em um eventual acordo de delação com a Justiça, pode poupar muitos anos de cadeia aos envolvidos. “Vocês acham que eu ia atrás desses caras (os políticos) para oferecer grana a eles?”, disparou, ressentido, o presidente da OAS, Léo Pinheiro. Amigo pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos tempos de bonança, ele descobriu na cadeia que as amizades nascidas do poder valem pouco atrás das grades.
 
Na conversa com os colegas presos e os advogados da empreiteira, ele reclamou, em particular, da indiferença de Lula, de quem esperava um esforço maior para neutralizar os riscos da condenação e salvar os contratos de sua empresa. 
 
Léo Pinheiro reclama que Lula lhe virou as costas. E foi dessa mágoa que surgiu a primeira decisão concreta do grupo: se houver acordo com a Justiça, o delator será Ricardo Breghirolli, encarregado de fazer os pagamentos de propina a partidos e políticos corruptos. As empreiteiras sabem que novas delações só serão admitidas se revelarem fatos novos ou o envolvimento de personagens importantes que ainda se mantêm longe das investigações. Por isso, o alvo é o topo da cadeia de comando, em que, segundo afirmam reservadamente e insinuam abertamente, se encontram o ex-presidente Lula e Dilma Rousseff.

Blog: O Povo com a Notícia

Uchoa vira mote de sátira no WhatsApp

Ferramenta muito utilizada durante a última campanha eleitoral, o WhatsApp se tornou um ambiente ideal para a sátira política. O poder de disseminação do programa faz com que as críticas circulem com grande velocidade.

Passada a campanha, um novo evento político motivou provocações pelo WhatsApp. O alvo, desta vez, foi o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), que no domingo buscará a quarta reeleição consecutiva ao comando da Casa.

Parodiando uma publicidade de um site de comércio eletrônico, os contrários à recondução do pedetista fizeram uma montagem em que pedem que o deputado “desapegue” do comando da Assembleia. É cada uma que a gente vê por aí. (Blog da Folha/Márcio Didier, com Branca Alves e Alex Ribeiro)

Blog: O Povo com a Notícia

Vídeo: Bandido mostra como roubava dinheiro de usuários em caixa eletrônico

Após investigações, a polícia conseguiu prender uma dupla que aplicava golpes em clientes que usavam caixas eletrônicos de bancos na Bahia.

Os golpistas usavam um dispositivo instalado no caixa eletrônico que funciona como uma tampa da gaveta que libera as notas, impedindo a saída do dinheiro.

O usuário pensava que as cédulas não saíram, mas apenas ficaram presas. Posteriormente, os criminosos retiravam a quantia do terminal. Presa pela polícia, a dupla revelou como praticava o crime. Assista:

Detentos e agentes se enfrentam em confusão em presídio do Recife

Um dia após a PM desativar um explosivo colocado em um muro de um dos presídios do Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, a unidade volta a registrar tumulto. Revoltados com a demora na entrada das visitas, detentos do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), que faz parte do conjunto, iniciaram uma confusão na manhã deste sábado (31). Os presidiários jogaram pedras contra parte da guarda interna, que revidou com gás de pimenta. O tumulto começou por volta das 7h30. Ao menos três internos teriam ficado feridos, sendo levados ao Hospital Otávio de Freitas, na mesma região.

A demora na entrada das visitas ocorre porque os agentes penitenciários iniciaram a Operação 100% Legal neste sábado. Eles estão cumprindo as regras para revistas de visitantes como determina a legislação, impedindo a entrada de comida levada pelos parentes, por exemplo. A restrição revoltou os detentos.
"Desde 2011 existe um acordo coletivo firmado entre o governo e sindicato de que, pela quantidade reduzida de agentes penitenciários, a entrada das visitas seria às 8h30. O secretário [Pedro Eurico, de Justiça] prometeu uma coisa que a gente não poderia cumprir: a entrada às 7h. Com a demora, as mulheres começaram a gritar e a balançar o portão. Aí os presos começaram a jogar pedras e teve início a confusão", explicou o vice-presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE), João Carvalho.

A decisão da categoria de iniciar a Operação 100% Legal foi tomada após assembleia realizada na noite de quinta (29), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A assessoria de imprensa do Sindasp-PE informou que ela será mantida no domingo (1º). Procurada pela reportagem, a Secretaria de Ressocialização ainda não se pronunciou sobre o tumulto. (G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia

Defensores de todo o Brasil vão atuar no Complexo Penitenciário do Curado para agilizar processos

Em encontro no Recife, nesta última sexta-feira (30), o Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) formalizou uma força-tarefa para atuar no Complexo Penitenciário do Curado e agilizar os processos dos detentos. Ao todo, 40 defensores de todo o País virão a Pernambuco para participar do projeto Defensoria Sem Fronteiras. O trabalho terá início no dia 20 de fevereiro.

Participaram do encontro defensores gerais, integrantes do Congede e o Secretário de Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.
“Vamos enfrentar a difícil realidade do nosso sistema penitenciário com tranquilidade e humildade. Em uma sociedade democrática, a garantia de direitos redunda em maior segurança. E nesse sentido, ninguém mais indicado que os Defensores Públicos, que estão na ponta e em contato direto com o povo, para dar voz e vez a quem nunca foi ouvido”, avaliou o titular da pasta.

Para a Presidente do Condege e Defensora Geral do Ceará, Andréa Alves, é fundamental haver cooperação para o sucesso dessa empreitada.

“O programa Defensoria Sem Fronteira só existe com a construção de parcerias. Por isso a presença do secretário é simbólica. Tenho certeza que a crise do sistema prisional pernambucano será estancada. Mas para tanto, é fundamental desenvolver uma metodologia que envolva, além da Defensoria, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Pernambuco”, avaliou. (Reunião da Congede. Foto: Márcio Santos – Ascom/DPPE).

Blog: O Povo com a Notícia

PMPE: Policial transexual se emociona em homenagem no quartel do Derby

Um evento que pode marcar uma mudança histórica foi realizado, na tarde desta última quinta-feira (29), na sede da Polícia Militar de Pernambuco, no Quartel do Derby. Travestis e transexuais do Estado entregaram ao coronel José Antônio da Silva, diretor da coordenadoria de Direitos Humanos da PM, uma placa de reconhecimento aos trabalhos de sensibilização da corporação em relação aos travestis e transexuais pernambucanos. Durante a homenagem, o soldado Marcelo Viana dos Santos - que já havia assumido a transexualidade na corporação - se emocionou.

No Dia Nacional de Visibilidade Trans, o encontro foi precedido pela 2ª Marcha dos Transexuais e Travestis, que saiu do Parque Amorim e seguiu em caminhada pela Avenida Agamenon Magalhães, até o Quartel do Derby, área central do Recife. Dentro da casa militar, o sentimento estampado nos rostos e declarações era de uma luta vencida contra o preconceito e a violência de gênero, ainda tão recorrente no Estado.

"Eu que fui agredida, torturada, por ser transexual e negra, agora poder estar aqui e ser também homenageada neste evento é de uma emoção muito grande. Este momento é um marco", disse Maria Clara de Sena, integrante do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT-PE). Presidente da Articulação de Movimento para Transexuais e Travestis de Pernambuco (Amotrans-PE), Chopelly Santos disse que este momento vem sendo construído desde julho do ano passado.

"Muito importante pra gente, porque sempre fomos perseguidas e a discriminação ainda existe. Este gesto da Polícia nos faz acreditar que os novos soldados que chegarem à corporação terão uma consciência mais reflexiva em relação a nós", torce a coordenadora do Amotrans. Cristiane Falcão, primeira mulher transexual a ocupar um cargo público no Governo de Pernambuco, disse que a aliança do movimento com a Polícia Militar é uma grande vitória rumo à aceitação destas pessoas que ainda tanto sofrem com o preconceito.

"Ver meu povo aqui dentro é muito emocionante", diz policial transexual

Em 2010, Marcelo Viana dos Santos (foto) entrou para a Polícia Militar de Pernambuco. Escondeu a própria realidade, durante um período, por medo da reação dos outros. Pouco tempo depois, com ajuda de amizades que fez na corporação, deu entrada no novo documento de identidade, com o nome atual. Esta quinta (29), para Marcelo, foi uma dos dias mais felizes de toda a vida.

"Fiquei muito emocionado. Ver o comandante geral se comprometer, ver meu povo aqui dentro do quartel, é muito emocionante. Isto é um símbolo que serve para mostrar que a Polícia pode, sim, ser parceira da sociedade, que está aí para ajudar a todos", disse o soldado Dos Santos, ao cumprimentar o coronel José Antônio da Silva.

Este último ressaltou a importância da ação realizada pela Polícia Militar. "Isto entra para a história do nosso Estado. Nenhuma violência contra os transexuais e travestis são toleradas pelo Comando da Polícia Militar. Este ato visa a quebra do preconceito e mostra a isonomia e igualdade do Estado perante todas as pessoas", comentou o coronel. (Leia Já/Blog do Giro Sertão)

Blog: O Povo com a Notícia

Elementos arrombam Casa Lotérica em Floresta no Sertão de PE


Na manhã deste sábado, dia (31), a polícia militar do Pelotão de Floresta foi acionada para verificar um arrombamento na Casa Lotérica da cidade. Segundo informações repassadas ao Blog, a Casa Lotérica foi arrombada por elementos ainda não identificados nesta madrugada. Por tal motivo a mesma está de portas fechadas neste sábado, a polícia Civil investiga o caso.

Blog: O Povo com a Notícia

TJPE abre seleção de estágio para cadastro de reserva no Sertão de PE

Estão abertas as inscrições para a seleção de estágio que visa fazer preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Em Petrolina e Salgueiro, no Sertão do estado, há apenas o cadastro  de reserva para estudantes que cursam Administração. A taxa de inscrição é no valor de R$ 16.
As inscrições são realizadas pela internet mediante preenchimento de um formulário e seguem até o dia 12 de fevereiro. A data da prova objetiva está marcada para acontecer no dia 8 de março. Será exigido em 50 questões conhecimento em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades e conhecimentos específicos na área. Outras informações pelo edital. (G1 Petrolina)
Blog: O Povo com a Notícia

Preço da gasolina dispara em postos do Grande Recife

Motoristas tiveram uma péssima notícia nesta última sexta-feira (30). O preço da gasolina disparou nos postos do Grande Recife. A tributação sobre os combustíveis será elevada apenas a partir deste domingo (1º), conforme o decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, mas o reajuste já chegou a R$ 0,49 por litro em alguns estabelecimentos da região.

Em um dos postos visitados pela reportagem do NETV 2ª Edição, o litro passou de R$ 2,79 para R$ 3,28. "Eu estava andando e tomei um susto quando vi o preço, quase não acreditava. Fui procurar de posto em posto, mas está assim [caro] em todo o canto", lamentou o radialista Gilberto Sobral.

Nos postos que não repassaram o aumento, o movimento foi grande. No bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, a equipe registrou até congestionamento porque os motoristas trancavam a rua. Muita gente quis logo encher o tanque e garantir, pelo menos, o preço mais em conta.

O litro estava sendo vendido ainda no preço antigo, a R$ 2,59, e o taxista Hélio Júnior, que roda o dia todo, quis aproveitar o valor mais baixo. "Vou abastecer pelo menos para poder segurar o dia de hoje. Já vi que está tudo assim, no mínimo R$ 3,27", disse.

Mesmo com o preço mais baixo em relação aos outros postos, não foi todo mundo que saiu de tanque cheio. "Estou sem dinheiro. Quando o preço subir, vou botar no cartão e dividir", comentou o motorista Luís Carlos da Silva.


Blog: O Povo com a Notícia

Mysheva Martins entra em contradição em depoimentos sobre morte de Promotor

A noiva do promotor Thiago Farias, assassinado no dia 13 outubro de 2013, Mysheva Martins, entrou com contradição durante os depoimentos gravados pelas polícias Civil e Federal. A equipe da TV Jornal teve acesso com exclusividade aos vídeos em que ela dá versões diferentes sobre os momentos que antecederam o homicídio na cidade de Itaíba, Agreste de Pernambuco. No primeiro depoimento, Mysheva informou que não dormiu com o promotor na noite anterior ao assassinato e que ele teria passado o domingo de plantão na cidade de Garanhuns, também no Agreste. A versão dela gera dúvidas por que na escala publicada no Diário Oficial o nome de Thiago Faria não aparece.
No depoimento realizado na sede da Polícia Federal (PF), Mysheva Martins mudou o discurso e disse que o promotor sempre estava de folga aos domingos. Ela também contou que passou a noite com Thiago Faria no município de Águas Belas, na noite anterior ao crime. A Mysheva se contradiz, também, quando fala sobre o roteiro feito pelo casal. Para a Polícia Civil, ela afirma que os dois passaram em um escritório para entregar alguns documentos. Já para a Polícia Federal, ela contou que eles foram de carro pegar os convites do casamento na fazenda.

Em concurso, vice não aceita derrota e arranca coroa de Miss Amazonas; Assista o vídeo

A edição 2015 do concurso Miss Amazonas terminou em confusão na noite de sexta-feira (30). Ao ouvir o resultado, que deu a vitória à Carol Toledo, a segunda colocada, Sheislaine Hayalla, arrancou a coroa da vencedora. A reação da vice causou tumulto e corre-corre no Centro de Convenções Vasco Vasques - Zona Centro-Oeste de Manaus -, onde foi realizado o concurso. Veja a galeria de fotos do Miss Amazonas 2015.

Ao G1, Sheislane disse que não aceitou o resultado. "Simplesmente, em Manaus, é o dinheiro que manda e eu estou mostrando para o povo amazonense que o dinheiro não manda aqui. Ela não mereceu!", reclamou a concorrente.
Vitoriosa, Carol não fala sobre "coroa arrancada": A vencedora não quis comentar a confusão e preferiu falar sobre a vitória. "É uma emoção inexplicável. Eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. É um frio na barriga muito gostoso. É uma honra poder representar o meu estado no Miss Brasil. Eu vou honrar com toda a garra e o povo amazonense vai ter muito orgulho de mim", garantiu.

Aos 20 anos, Carol deve representar o Amazonas na versão nacional do concurso. Em entrevista, ela disse que deve começar logo a preparação para ser escolhida a mulher mais bonita do Brasil. "Uma Miss não pode ter só beleza. Além do carisma, ela tem que ter uma representação ativa na sociedade e é por isso que estou aqui. Não sou só um rostinho bonito. Quero me engajar em muitas causas sociais, mas o primeiro passo é comemorar com a minha família. Eu não estaria aqui se não fosse por eles", enfatizou.


Blog: O Povo com a Notícia

JOGO JOGADO

mauricio costa romao
Artigo de Maurício Costa Romão
Nos estertores de uma eleição que se realiza domingo, dia 01/02, eis que ontem, dia 29/01, já ao fim da tarde, a Procuradoria-Geral da Assembléia Legislativa de Pernambuco (PG/Alepe) divulgou, enfim, seu parecer sobre a próxima eleição da Mesa Diretora da instituição, concluindo que:
“…não há óbice constitucional à recandidatura do deputado Guilherme Uchôa ao cargo de presidente desta Alepe nas próximas eleições referentes ao primeiro biênio da 18ª legislatura”. Parecer, pag.12.
A conclusão não surpreendeu, até porque já fora adiantada antes, informalmente.
O que se aguardava com ansiedade, na verdade, eram os argumentos que viriam a se contrapor ao alentado parecer da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB que, ao contrário da PG/Alepe, encontrou fortes evidências de “grave inconstitucionalidade” na recondução do atual mandatário ao mesmo cargo na legislatura vindoura.
Infelizmente não tenho formação jurídica para analisar com propriedade o documento da PG/Alepe. Por exemplo, foge-me totalmente à compreensão dizeres como os que estão expressos à página 10 do parecer:
“O risco que se corre ao querer aplicar metódicas jurídicas mais preocupadas com os elementos fático-políticos é o de se inverter a possibilidade de inclusão de tal materialidade para transformá-la em exame mais importante, único ou conducente a respostas indubitáveis, o que não se extrai das teorizações, mas de seu uso conectado a preferências não-jurídicas”.
Ainda assim, sob o risco de parecer presunçoso, acho-me com discernimento suficiente para entender quando uma argumentação é substantiva e convincente e quando não é. Julgo, com a devida vênia, que argumentação do texto da Casa legislativa não é.

Câmara diz que não opina no bate-chapa da Alepe

Apesar de nos bastidores o Palácio do Campo das Princesas ter interferido diretamente na eleição da mesa-diretora da Assembleia Legislativa, colocando o nome do socialista Lula Cabral para a disputa da primeira-secretaria (em detrimento do também socialista Diogo Moraes, que possui maior apoio entre a bancada do PSB), o governador Paulo Câmara (PSB) garantiu, nesta sexta-feira (31), que sua gestão não vai intervir na questão. Câmara defendeu que os assuntos referentes à eleição, que acontece no domingo (1), devem ser decididos exclusivamente no âmbito Legislativo.

"Eu sempre defendi, no âmbito da Assembleia, que houvesse em nossa bancada a oportunidade do diálogo para se chegar a um denominador comum em todos os cargos", disse, sobre o bate-chapa formado por Cabral e Moraes.

"Infelizmente está tendo essa disputa e a gente espera que ela seja dentro dos princípios democráticos", afirmou o governador, acrescentando que espera "que na disputa vença aquele que a Casa entender que seja o melhor para representar a primeira-secretaria".

Na avaliação do gestor, a disputa não deve prejudicar a imagem da sigla. "É importante o partido sair unido dessa questão. Infelizmente não houve esse consenso entre os dois integrantes, apesar de um (Diogo) ter a maioria (do apoio) da bancada". O governador também não descartou a possibilidade de um acordo entre Diogo Moraes e Lula Cabral antes da eleição. (Diário de PE)

Blog: O Povo com a Notícia

Grave acidente na BR-232, próximo à Serra Talhada, deixa quatro mortos

Na noite desta sexta-feira, dia (30), por volta das 21:00, um acidente envolvendo dois veículos se transformou em uma tragédia na BR-232, na altura do KM 403, em Serra Talhada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um veículo ainda não identificado tentou ultrapassar perigosamente o veículo Corolla, onde o condutor do Corolla teve que puxar o seu veículo bruscamente para o acostamento da pista e quando tentou retornar não conseguiu, perdeu o controle e atravessou a pista para a contra mão, se chocando com um Fiat Uno que seguia na via contrária.

O motorista do veículo que tentou a ultrapassagem, conseguiu sair ileso, fugiu em alta velocidade e até o memento não foi identificado.

O veículo Fiat Uno era ocupado por pessoas da cidade de São José do Belmonte e seguia sentido Serra Talhada, infelizmente todos os ocupados do veículo acabaram falecendo no local. Entre os mortos estão José Sirlei Carvalho Cabral, de 28 anos que era o condutor do veículo, Os ocupantes de carona; Eufrasino de Melo, de 53 anos, Francisco das Chagas Sena Aguiar, de 28 anos e Ronaldo Ângelo de Souza, de 50 anos.

Já os ocupantes do Corolla, que seguia sentido Recife, foram encaminhados para o Hospital Regional de Serra Talhada (HOSPAM) e acabaram de passar por procedimentos cirúrgicos onde o estado de saúde é considerado estável, sem risco de mortes.

O agente da PRF, Edson Magalhães, repassou ao WhatsApp do Portal Belmonte que o terceiro veículo, já vinha ultrapassando vários carros na pista de forma imprudente. “Em uma das manobras, ele forçou o condutor do Corolla a puxar o carro pra o acostamento, quando ele tentou voltar acabou colidindo com o Fia Uno oque ocasionou essa tragédia.“

Blog: O Povo com a Notícia

Imagens fortes:

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Rodrigo Novaes confunde Direito e raiva política, diz Guilherme Uchoa

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT), classificou como uma confusão entre Direito e raiva política a ideia do adversário na disputa pelo comando da Mesa Diretora, Rodrigo Novaes (PSD), que considera pedir a impugnação da candidatura do atual presidente.

“Isso é uma confusão tão grande de raiva política e Direito que eu não sei nem definir. Eu prefiro acreditar no corpo técnico da Casa”, afirmou Uchoa à imprensa nesta sexta-feira (30), fazendo referência ao parecer da procuradoria da Alepe, cujo conteúdo foi antecipado com exclusividade pelo Blog de Jamildo, que defende a constitucionalidade da candidatura do pedetista ao quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo.

“Não vai para a Justiça? Está perto de a gente saber”, disse o presidente, demonstrando tranquilidade com o questionamento. “Eu fui juiz de Direito, sabe? Aprendi alguma coisa. E acredito muito nessa procuradoria concursada da Casa”, garantiu.

Questionado, Uchoa disse que não sente raiva de Novaes, disse que ele era um rapaz inteligente e preparado e que está apenas iniciando a vida pública. Ele também disse que a decisão do deputado de concorrer e defender suas ideias é louvável.

Nos bastidores, o que se sabe é que Rodrigo Novaes realmente considerou pedir a impugnação da candidatura. O impedimento é que o mecanismo é julgado pelos próprios deputados que devem reeleger o atual presidente.

Enquanto isso: Guilherme Uchoa diz ser a favor do fim das coligações e reeleição


Blog: O Povo com a Notícia

Rodrigo Novaes fala no parecer de exceção da Alepe

Lido e relido o Parecer da Procuradoria Geral da ALEPE, elaborado para amparar a candidatura do Deputado Guilherme Uchoa – pela quinta vez consecutiva – à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, sinto-me absolutamente revigorado na minha disposição para disputar as próximas eleições para compor a Mesa Diretora da Casa. 

Estou obrigado, por dever de ofício e de consciência, a reagir a esse estado de desordem institucional que causa a todos e a um só tempo perplexidade e temor, porque o arbítrio que estimula a candidatura do atual Presidente da ALEPE tenta escravizar uma casa legislativa e, com isso, o valor da democracia se apequena, transformando-se em discurso vazio, implicando grave ameaça às liberdades públicas. 

O Parecer foi escrito para as conveniências e de costas para o Direito, sendo dotado de conceitos jurídicos que desafiam sem nenhuma cerimônia o entendimento pacífico do Supremo Tribunal Federal acerca da interpretação das normas de índole constitucional e sua aplicação imediata, como é o caso da Constituição do Estado de Pernambuco que proíbe, peremptoriamente, a recondução ao cargo de Presidente da Assembleia por mais de dois mandatos consecutivos. 

Causa espanto o esforço hercúleo do parecer para, pervertendo conceitos elementares de teoria constitucional, sustentar uma posição em total confronto com o ordenamento jurídico em vigor. 

As seis primeiras páginas são inúteis, enfadonhas e cuidam de matéria que não se inclui dentre aquelas que constituem objeto de irresignação. Não se discute o poder do legislador estadual de regular o processo eleitoral da ALEPE de modo divergente daquele constante no plano federal. O que sustentamos é que, ao fazê-lo, precisamente por meio da Emenda Constitucional n. 33/2011, os Deputados expressamente proibiram a recondução para além de dois mandatos consecutivos, como está escrito na Constituição do Estado: “Será de dois anos o mandato dos membros da Mesa Diretora, vedada a recondução para o terceiro mandato consecutivo para o mesmo cargo, mesmo que de uma legislatura para a outra”. 

Caminhoneiros terão que fazer exame toxicológico para renovar habilitação

Os motoristas que forem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E serão obrigados, a partir de 30 de abril, a fazer exame toxicológico de “larga janela” – usado para verificar o consumo de drogas por longos períodos. Caso o laudo, que terá validade de 30 dias, constate o uso de drogas ou substâncias proibidas, o motorista será considerado inapto temporariamente.

O exame, que deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, vai testar, no mínimo, a presença de maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.

Para conseguir a autorização para obter ou renovar a CNH, o motorista deve obter resultados negativos para um período mínimo de 90 dias, retroativos à data da coleta. Para o teste, serão coletados material biológico que poderá ser cabelos ou pelos; na ausência desses, unhas.

Floresta com a melhor Pizzaria Sabor & Delícia

Blog: O Povo com a Notícia

Justiça autoriza estudante de 14 anos a cursar medicina na Federal

Embora esteja no primeiro ano do ensino médio e ter apenas 14 anos, José Victor Menezes Teles conseguiu na Justiça o direito de cursar medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 
 
Na última quarta-feira (28), juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana, Alberto Romeu Gouveia Leite, autorizou o estudante a fazer uma prova de proficiência aplicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). José Victor passou no teste e vai poder se matricular na UFS. 
 
“Estou muito feliz e me sinto preparado para o desafio”, comemorou José Victor. O estudante cursava o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Murilo Braga. Ele teve média final de 751,16 pontos no Enem e fez 960 pontos na prova de redação. Com o resultado, José Victor conquistou uma das 100 vagas para o curso de medicina da UFS – e ficou em 7º no grupo inscrito, de escolas públicas. 

Blog: O Povo com Notícia

Estudo revela 36 tipos de tatuagens relacionadas ao crime; veja especificações

Muitas imagens que podem somente aparentar inofensivas e associadas ao mundo infantil, estão sendo utilizadas com outros significados pelas facções criminosas de Primeiro Comando da Capital (PCC), os Caveiras e o Comando da Paz, a CP. É o que revela um estudo realizado e coordenado pelo capitão do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, Alden José Lázaro da Silva, da Polícia Militar da Bahia.

Após dez anos de análise, foi elaborada uma cartilha com 36 tipos de tatuagens associadas a crimes específicos, que já começou a ser usada pela PM no combate à violência. "A cartilha de orientação de tatuagens é mais uma ferramenta usada no cotidiano da atividade policial para ajudar a nortear as investigações de crimes", explicou Silva. 

Tatuagens de duendes, palhaços, anjos, magos, e de personagens infantis como o 'Saci-Pererê', 'Diabo da Tasmânia', 'Papa-léguas', 'Snoop', entre vários outros, estão estampadas na pele de criminosos. "Os determinados tipos de tatuagem encontrados nos presos e a parte do corpo onde foram colocados servirão de alerta, mas as investigações acontecerão caso a gente identifique outros indícios", esclarece o capitão.    

De acordo com ele, os magos e duendes são comuns em traficantes de drogas; palhaços e, principalmente a figura do coringa são associados a roubo e morte de policiais; e o papa-léguas aos aviões, mais frequente em entregadores de mercadores que fazem o transporte de droga. "São inúmeros tipos, mas normalmente essas figuras estão construídas de forma sinistra", enfatizou o capitão que afirmou ter chegado a tal conclusão após cruzar dados de inquérito policial e processos. 

Blog: O Povo com a Notícia

Para Sinpol, policiais civis não são caçadores de recompensa

O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) considera uma verdadeira enganação a proposta de aumento das gratificações por desempenho pagas na polícia civil do Estado.

O texto que será enviado pelos secretários Danilo Cabral (Planejamento) e Alessandro Carvalho (Defesa Social) para a Assembleia Legislativa não ataca a verdadeira razão do aumento da criminalidade, reduzindo o problema para questões menores como apreensões e cumprimento de mandados.

Para o sindicato, esta foi uma clara manobra do Governo Estadual para ocultar o verdadeiro apagão na segurança pública de Pernambuco.

Causa repulsa que tal proposta seja apresentada um dia após uma grande assembleia geral dos policiais civis, onde a categoria aprovou por unanimidade uma pauta de reivindicações, que de fato, valoriza e estimula o servidor policial civil: um salário digno.

Um governo que tenta agradar a categoria com gratificações esporádicas e irregulares não leva a sério o combate a violência e faz da segurança pública um laboratório de experiências inacabadas. Como resultado, o que se vê é justamente o efeito contrário: policiais desmotivados, abandono da profissão e crescimento dos índices de violência.

Ademais, estes penduricalhos financeiros são uma tentativa de socorrer o moribundo Projeto do Pacto Pela Vida, que vem amargando índices negativos desde o ano de 2014. São os últimos suspiros de um projeto que chega ao fim sem cumprir sua promessa de ser o redentor da segurança pública no Estado.

Por fim, fica a triste constatação de que o profissional de segurança pública e a sociedade civil são as grandes vítimas dessa política desastrosa. Valorizar os policiais civis é pagar salários que lhes deem possibilidades de manter suas famílias com dignidade.

Os policiais civis combatem a violência por vocação e por missão. Não são mercenários, muito menos, caçadores de recompensas. (A direção do Sinpol/Blog do Nill Júnior)

Blog: O Povo com a Notícia

Bandidos explodem agências bancárias e ateiam fogo a caminhões em PE

Bandidos explodiram duas agências bancárias na madrugada desta sexta-feira (30) no Centro de Correntes, no Agreste de Pernambuco. Eles teriam usado dinamites. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, pelo menos 15 pessoas armadas participaram da ação. Os criminosos trocaram tiros com o efetivo da PM. Nenhum policial ficou ferido.
Ainda segundo a polícia, os bandidos teriam também assaltado quatro caminhões que transportavam aves. Dois veículos foram colocados em uma entrada do município e os outros dois em outro acesso. Em seguida, os criminosos atearam fogo a pelo menos três dos caminhões. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas.

A PM informou também que um casal que passava na frente de uma das agências foi atingido por tiros. Eles foram socorridos para um hospital e, de acordo com a polícia, o estado das vítimas não é grave. Os criminosos fugiram e ainda não foram localizados. (G1/Agreste Violento)

Blog: O Povo com a Notícia

Refinaria Abreu e Lima tem segunda etapa adiada pela Petrobras

Após reduzir as atividades do Comperj e cancelar as refinarias Premium I e Premium II, a Petrobras não tem mais data para lançar a segunda unidade da Refinaria Abreu e Lima, a Rnest. A previsão inicial para o lançamento era maio de 2015 com capacidade de processar 115 mil barris por dia.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, informou ontem, em teleconferência, que os prazos de início da operação da segunda fase da Rnest poderão ser revistos. “É possível que haja atrasos. O mesmo vale para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj)”, afirmou.
Segundo Cosenza, a empresa está, atualmente, negociando com os fornecedores da Rnest, alguns deles envolvidos na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O diretor acrescentou que a suspensão das refinarias Premium I e II terão impacto na reavaliação dos projetos da Rnest e Comperj, sem, no entanto, explicar os motivos desse impacto.

“A Rnest está em função da revisão dos contratos. E não temos uma data para o segundo trem. A baixa das refinarias Premium I e Premium II afeta o resultado do Comperj e Rnest”, disse Cosenza. “Um dos motivos para o cancelamento das PI e PII é a redução de mercado que estamos prevendo”, acrescentou.

Segundo o diretor, a companhia avalia seus ativos de maneira integrada, pois “não tem sentido ter uma refinaria isolada, com valor muito menor do que quando está integrada”. Para Cosenza, a “sinergia” é uma das forças da empresa.

“Sistemas isolados não têm valor, por isso fazemos uma análise integrada dos ativos das refinarias. As avaliações sobre as baixas passaram por muitas variáveis nessa avaliação integrada, como a taxa de desconto, os investimentos que são evitados, e também, no caso das Premium, a previsão de redução do mercado”, completou. (JC)

Blog: O Povo com a Notícia

Rombo na Petrobras pode ser ainda maior, admite Graça Foster

 
Graça Foster, presidente da Petrobras, se posicionou sobre o balanço do terceiro trimestre, que saiu com mais de dois meses de atraso.

Ela disse que as perdas com o esquema de corrupção não foram incluídas no documento porque essa não é uma equação trivial, já que fraude não passa pelos registros contábeis da empresa, e admitiu que o rombo pode ser maior que o estimado.
 
Aos investidores, em teleconferência, a presidente disse que as perdas com corrupção podem ser ainda maiores. “Se tivermos mais depoimentos em que surjam outras empresas, nós temos que buscar abrir mais esse número. Esse número cresce”, disse.
 
Para a presidene da estatal, a ordem é economizar reduzindo investimentos e desacelerando o ritmo de obras tanto no complexo petroquímico do Rio de Janeiro como na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Ela afirmou ainda que vai manter os preços dos combustíveis acima dos praticados no exterior.
 
“Alguma gasolina, algum diesel vai entrar no Brasil através de outras distribuidoras, mas ainda assim é extremamente importante para o caixa da companhia e, principalmente neste ano de 2015, 2016, que a gente tenha essa diferença a favor do caixa da Petrobras”, reforça. (G1)

Blog: O Povo com a Notícia