Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 28 de março de 2016

Agricultores vão colher 24 toneladas de arroz vermelho, no Sertão da PB

Agricultores da Zona Rural do município de Santana dos Garrotes, no Sertão paraibano, estão próximos de iniciar a colheita do arroz vermelho, um dos produtos que dão destaque e classificam alguns municípios do Vale do Piancó como região do arroz vermelho na Paraíba. Uma das propriedades produtoras tem área estimada de sete hectares, aproximadamente sete campos de futebol, e deve colher cerca de 24 toneladas do grão. 

Segundo o agricultor Jaelson Araújo que, junto com outros nove irmãos, possui um sítio com plantação de arroz vermelho, a cultura faz parte da história da família e ajuda na renda anual.

“Eu tenho 48 anos e desde que me lembro nós plantamos o arroz vermelho. Minha mãe e meu pai, muito antes de eu e meus irmãos nascermos, já plantavam o arroz. Então é uma cultura que há mais de 60 anos traz renda para nossa família e para moradores de diversas cidades aqui da região”, contou Jaelson.

Segundo o agricultor, a preparação da terra para receber as sementes do arroz vermelho começou em dezembro, tanto em Santana dos Garrotes quanto em Serra Branca, Aroeiras e Cabaceiras, que são outras cidades produtoras do grão. 

Durante dois meses, o agricultor contou que ele e seus irmãos foram se revezando no cuidado da plantação, utilizando água de poço da propriedade para garantir a irrigação em tempos de estiagem.

“A irrigação nós estamos fazendo através de três poços amazonas, que são poços grandes. Eles possuem vazão de 30 mil litros por hora e ajudam bastante na irrigação das plantas, já que a inconstância do tempo não garante água todo dia”, contou Jaelson Araújo.

Neste mês de março, a plantação do arroz vermelho chegou a um dos estágios principais para o desenvolvimento final. De acordo com Jaelson, diversas plantas já atingiram a marca de 1,5 metros de altura e os grãos estão em ótimo estado.

A previsão é de que a colheita do arroz vermelho aconteça entre o fim do mês de abril e início do mês de maio. Para o trabalho, os irmãos estão utilizando máquinas manuais, que auxiliam a colheita e melhoram os resultados.

“Antes nós fazíamos todo o trabalho manualmente, arrancando a planta e isso demorava muito. Agora estamos utilizando máquinas, que mesmo sendo manuais melhoram muito os resultados da colheita e diminuem o tempo de trabalho” contou o agricultor.

Após a colheita, o arroz vermelho é vendido para cidades vizinhas e ajuda na renda das famílias. A importância da cultura é histórica na região, mas, para Jaelson a produção deveria receber mais apoio.

“O arroz vermelho plantado aqui na região é de primeira, muito bom e ele é maior do que o arroz tradicional. Não chegamos a lucrar muito, mas ajuda bastante na nossa renda durante o ano. O arroz vermelho faz o sustento de muitas famílias aqui da nossa região, mas ainda não temos um bom apoio para que possamos desenvolver cada vez mais a cultura e obter mais lucro”, afirmou o agricultor. (Via: Portal Correio)

Blog: O Povo com a Notícia