Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 29 de março de 2016

Eventual governo Temer: Meirelles é cotado para Fazenda; Cunha deve renunciar


O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, é apontado como possível ministro da Fazenda de um eventual governo de Michel Temer (PMDB), que assumirá a Presidência em caso de impeachment de Dilma Rousseff. As informações foram divulgadas pela colunista Monica Bêrgamo. No sentido contrário, caem as apostas no nome de Armínio Fraga para o cargo.
 
Ainda segundo a publicação, a imagem de Armínio Fraga seria colada demais à do senador e ex-presidenciável tucano Aécio Neves, o que desagradaria a Michel Temer, segundo interlocutores diretos do vice.
 
De acordo com a colunista, ex-presidente do Banco Central do governo de Fernando Henrique Cardoso, Fraga traria à memória também um período de recessão e desemprego no país. Já Henrique Meirelles ocupou o mesmo cargo no período de acelerado crescimento do governo Lula.
 
A colunista afirma ainda que Temer já prevê que um eventual governo liderado por ele dificilmente reverterá, em poucos meses, o quadro recessivo da economia brasileira. Enfrentará protestos e será mal avaliado em pesquisas. A imagem de Meirelles, nesse contexto, ajudaria a sinalizar que o "futuro" pode ser um pouco melhor.
 
Começa a ser alinhavado também um acordo para livrar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da cassação, caso Temer assuma o governo. A colunista afirma que o peemedebista renunciaria à presidência da Câmara dos Deputados sob o argumento de que o novo governo precisaria articular nova maioria no parlamento. Seria suspenso pelo conselho de ética, mas manteria o cargo, garantindo o foro privilegiado.
 
O acerto só será possível, no entanto, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) não atenda ao pedido da Procuradoria Geral da República, que defende que Cunha seja afastado do cargo.

Blog: O Povo com a Notícia