Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 21 de maio de 2016

Festa do Cavalo sedia etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador


A etapa final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador 2016 acontecerá, entre os dias 1 e 5 de junho, durante a 10a Festa do Cavalo de Gravatá. Cerca de 300 equinos participarão da competição. Durante o campeonato regional, foram realizadas provas nos estados nordestinos de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba e Maranhão.

A raça Mangalarga Marchador, que integra a história desde o Brasil-Colônia, é considerada a raça de equinos mais sedimentada e evoluída no país, ocupando papel de destaque na cultura nacional. São 30 mil criadores distribuídos entre o Brasil, seis países da Europa, além de os Estados Unidos. Desse total, sete mil pertencem a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), sendo a maior de equinos da América Latina, com 520 mil animais registrados em 57 núcleos nacionais, onde 25% deles estão no Nordeste.

"O campeonato foi criado, pelas associações dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Pernambuco e dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Gravatá, para unir os Núcleos do Mangalarga do Nordeste e ter um calendário único com a participação dos estados da região", declarou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, organizador da Festa do Cavalo de Gravatá.

Guerra destacou, ainda, que a etapa final do Campeonato terá quatro árbitros oficiais, credenciados pela ABCCMM.  A 10a Festa do Cavalo de Gravatá, já entrou no calendário turístico da cidade, acontece entre os dias 1 e 5 de junho, no Haras Dr. Luiz Ignácio, às margens da BR 232, km 84,5, e tem previsão de receber cerca de oito mil visitantes durante todo o evento.

Blog: O Povo com a Notícia