Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 24 de setembro de 2016

Obadias e Ricardo aparecem empatados em Floresta, no Sertão de Itaparica


Por Magno Martins

Palco de disputas historicamente acirradas, Floresta, no alto Sertão de Itaparica, a 433 km do Recife, caminha para uma eleição disputada voto a voto, segundo cenário identificado em pesquisa do Instituto Opinião. Faltando uma semana para o pleito, os candidatos do PSD, Obadias Novaes, e do PRP, Ricardo Ferraz, aparecem empatados. Obadias desponta com 36,9% das intenções de voto, um ponto a mais do que Ricardo, que tem 35,7%, enquanto Rinaldo Novaes, do PT, se situa na casa dos 5,4%. Brancos e nulos somam 4,6% e o percentual de indecisos é de 17,4%, considerado alto levando-se em consideração a aproximação com o dia da eleição.

Na espontânea, o cenário de empate se repete desta feita, numericamente, em favor de Ricardo Ferraz, que aparece com 34,9% contra 34% de Obadias. Rinaldo tem os mesmos 5,4%, brancos e nulos também sãos os mesmos 4,6%, mas os indecisos sobem para 21,1%. No quesito rejeição, Ricardo Ferraz desponta numa posição bem mais confortável do que o seu adversário, que é o mais rejeitado.

Entre os entrevistados, 27,7% disseram que não votariam de jeito nenhum em Obadias, percentual que cai para 18,9% em relação a Ricardo, enquanto Rinaldo é o menos rejeitado, com 11,7% dos eleitores que afirmaram não votar nele de jeito nenhum. Ainda sobre rejeição, 4,9% disseram que rejeitam todos e 36,8% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos apresentados no disco da pesquisa.

Em Floresta foram aplicados 350 questionários entre os dias 17 e 18 deste mês nas localidades de da Agrovila VI, Airi Distrito, Barra do Juá, Bomba Hermida, Cachoeira, Cacimba Nova, Caetano I, Caetano II, Caraibeiras, Carqueja, Catinga de Porco, Centro, COHAB, DNER, Faveleira, Lajes, Malhada Vermelha, Maria Bonita, Massapezinho, Nazaré do Pico, Parque caraibeira, Parque Exposição, Pocinhos, Ponta da Serra, Quebra Unha, Riacho do Anil, Rua de Baixo, Santa Rosa, Serra Negra, Três Marias, Varjota e Vulcão.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-07020/2016.

Estratificando o levantamento do Instituto Opinião, Obadias aparece melhor situado entre os eleitores com renda familiar entre um e dois salários (42,2%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (41,9%) e entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (39,7%). Por sexo, 37,7% dos seus eleitores são homens e 36,1% dos seus eleitores são mulheres.

Já Ricardo Ferraz tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (48,7%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos (47,1%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (40,6%). Por sexo, 40,4% dos seus eleitores são mulheres e 30,5% dos seus eleitores são homens.

Avaliação da gestão: O Instituto Opinião avaliou, também, a satisfação do eleitorado de Floresta com os governos federal, estadual e municipal. A prefeita Rorró Maniçoba, do PSB, é aprovada por 53,7% da população e desaprovada por 27,7%. Entre os entrevistados, 18,6% não souberam responder ou se negaram a responder. Já o Governo Paulo Câmara tem 34,3% de desaprovação e 29,1% de aprovação. Quanto ao Governo Temer, 68,9% desaprovam e apenas 6% aprovam, enquanto 25,1% não souberam responder ou se negaram a responder. 

Blog: O Povo com a Notícia