Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 25 de setembro de 2016

Seis cidades baianas terão faculdades de medicina


O Ministério da Educação vai anunciar na próxima terça-feira (27) as instituições de ensino habilitadas a implantar novos cursos de medicina em 39 cidades em 11 Estados do país. Na Bahia, os municípios contemplados serão Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro.

Na prática, a medida, anunciada às vésperas das eleições municipais, representa o fim de uma novela que se desenrola há um ano e serve como "empurrão" político aos prefeitos que concorrem à reeleição e tratam o tema como bandeira de campanha em seus municípios. 

As reivindicações em favor da abertura de novos cursos de formação de médicos no país foram lideradas pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), cuja direção se reuniu com o ministro da Educação, Mendonça Filho, em agosto. Na ocasião, foi firmado compromisso para publicação do resultado dos editais de seleção das entidades que ficarão responsáveis pelas novas faculdades. 

O processo ficou travado depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o edital em agosto de 2015, acolhendo representação da União Nacional de Educação e Cultura. 

A seleção só foi retomada em julho deste ano, após pressão de políticos e de prefeituras e depois que a FNP ingressou como parte no processo e apresentou as argumentações em favor da criação dos novos cursos. 

À época, o TCU mudou sua posição e liberou um edital do MEC que permitia a criação de novos cursos de medicina pelo país dentro do programa Mais Médicos. A paralisação da abertura de novas vagas para médicos foi feita pelo órgão alegando supostas irregularidades na sua criação. 

A partir da liberação, em julho, coube ao MEC selecionar as melhores propostas de faculdades particulares interessadas na disputa. 

Agora, com a publicação do resultado do certame na próxima terça, a expectativa é que os termos de compromisso com as instituições vencedoras sejam assinados em outubro. Serão 2.290 vagas abertas nas 39 novas unidades. 

Veja lista completa das cidades que receberão novos cursos de medicina:

Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro
Espírito Santo: Cachoeiro do Itapemirim
Minas Gerais: Contagem, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Pará: Tucuruí
Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Paraná: Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama
Rio de Janeiro: Angra dos Reis e Três Rios
Rondônia: Vilhena
Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo
Santa Catarina: Jaraguá do Sul
São Paulo: Araçatuba, Araras, Bauru, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos. (Via: Folhapress)

Blog: O Povo com a Notícia