Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Relator vota para Renan virar réu por peculato


Relator do caso de peculato envolvendo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (1º) em favor da abertura de ação penal contra Renan.

Outros 5 ministros de um total de 11 precisam concordar para que o senador se torne réu pelo crime de desvio de dinheiro público. Ele pode ser condenado até 12 anos de prisão.

O relator, no entanto, rejeitou outras duas acusações envolvendo o peemedebista: falsidade ideológica (pena de até 5 anos) e uso de documento falso (pena de até 6 anos).

Calheiros é acusado de ter despesas pessoais da jornalista Monica Veloso, com quem mantinha relacionamento extraconjugal, pagas pela construtora Mendes Júnior. Em troca, o senador apresentava emendas que beneficiariam a empreiteira. 

Além disso, Renan teria apresentado em 2007 ao Conselho de Ética do Senado, recibos de R$ 1,9 milhão em vendas de gados, considerados frios. Na época, a denúncia feita ao Supremo causou a renuncia à presidência do Senado em uma manobra para não perder o mandato.

Caso se torne réu numa ação penal, Renan não precisará se afastar da presidência do Senado. O STF analisou a questão no mês passado e mesmo com maioria para impedir que um réu integre a linha sucessória da Presidência da República, a decisão final foi adiada a pedido do ministro Dias Toffoli.


Blog: O Povo com a Notícia