Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Com violência em alta, governador de PE muda gestor de homicídios na capital


Depois de um dos fins de semana mais violentos dos últimos meses, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) terá um novo gestor. O delegado Mauro Cabral, assume a pasta por determinação do governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

A especializada tem como atribuição investigar todos os assassinatos registrados no Recife. Mas, vez por outra, casos de grande repercussão, registrados em outros municípios do Estado, também são encaminhados ao departamento. Nos últimos três anos, a capital pernambucana  registrou aumento dos índices de homicídios.

No ano passado, mais de 4.400 mortes violentas foram registradas no Estado, segundo estatísticas preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Mudanças no Depatri: O delegado José Cláudio Nogueira, até então responsável pelo DHPP, será transferido para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), que tem como uma das atribuições o combate às quadrilhas especializadas que atuam no arrombamento e explosão de bancos no Estado.

O desafio de Nogueira é grande, já que, mesmo com a sequência de prisões de integrantes de grupos criminosos, as investidas às agências bancárias continuam.

Homicídios crescem: O crescimento da violência atingiu nível recorde em Pernambuco. De acordo com o pesquisador e professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Luiz Ratton, mentor do programa de segurança Pacto pela Vida, atualmente a taxa de homicídios é de 47 para cada 100 mil habitantes. O índice é o maior desta década.

Segundo Ratton, entre os anos de 2013 e 2016 houve um aumento de 38,7% na taxa de homicídios em Pernambuco. É o pior resultado da história do programa de segurança, criado em 2007, no início da primeira gestão do governo Eduardo Campos.

Em 2013, a taxa de homicídios era de 34 para cada 100 mil habitantes. Agora, está em 47. Em postagem publicada nas redes sociais, Ratton ainda pontuou outro dado alarmante: a cada 134 mortes violentas no mundo, uma é registrada em Pernambuco. (Via: Ronda JC)

Blog: O Povo com a Notícia