Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Novo comandante da PM garante que 'não vai faltar policiamento no carnaval de PE'


Ao ser empossado como novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco, o coronel Vanildo Neves de Albuquerque Maranhão Neto, garantiu que 'não vai faltar policiamento no carnaval', mesmo com a operação-padrão realizada pelas associações que representam os policiais ainda em andamento. A cerimônia de posse ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), no Quartel do Derby, área central do Recife. A solenidade contou com a presença do governador do estado, Paulo Câmara (PSB), que ressaltou que a população pode ficar “tranquila” ao brincar na festa de Momo.

“A estratégia não vai mudar, já está tudo planejado. O carnaval vai transcorrer dentro da normalidade no nosso estado. Não vai faltar policiamento no carnaval de Pernambuco, porque as principais unidades já estão atreladas a esse planejamento. Inclusive, foram treinadas para o Galo da Madrugada”, assegurou o novo chefe da PM.

Aos 50 anos de idade, o ex-lider da PM Carlos D'Albuquerque anunciou que entrará para a reserva. Também com 50 anos, o novo comandante ingressou na corporação em 1987 e ocupou cargos como os comandados da Radiopatrulha e da Diretoria Integrada Especializada.

O evento também contou com a presença do secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, e das tropas. Gioia não participou da coletiva de imprensa após a posse. Entretanto, durante seu discurso, agradeceu o trabalho do coronel Carlos D'Albuquerque e mencionou como foram difíceis os últimos meses em que o então comandante esteve à frente da corporação.

“Fazemos um juramento que iremos defender a população e, se precisar, fazer com o sacrifico da nossa própria vida. Esse juramento deve ser lembrado todos os dias. Os senhores sabem o que a população espera. Ela precisa de sossego e paz”, falou para as tropas presentes.

Para o govenador, o novo comandante da PM já assume com a missão de levar o efetivo para as ruas. "Só quero dizer a população pernambucana que fique tranquila, porque terá um carnaval de paz. Pernambuco vai ter o carnaval que sempre teve, um carnaval de alegria. Junto com as polícias e instituições, nós vamos fazer um grande esforço para que a população tenha um carnaval tranquilo”, pontuou.

Desafio: No mês de janeiro deste ano, Pernambuco registrou 479 homicídios, sendo a pior marca do Pacto pela Vida desde janeiro de 2007, quando o programa entrou em vigor. Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Social, janeiro de 2017 também terminou com o registro de 148 estupros. Em 2016, foram cinco estupros por dia.

Ao dizer que é preciso resgatar a liderança, a hierarquia e a disciplina, o novo comandante adiantou que irá conversar, pessoalmente, com as tropas a partir do mês de março. “Em março, nós teremos promoções de oficiais e praças. A partir de então, iremos montar uma nova equipe de comando com 22 coronéis. Iremos, a partir daí, visitar as tropas e conversar com elas”, finalizou.

Projeto aprovado x insatisfação da categoria

O projeto que prevê aumentos entre 25% e 40% para policiais e bombeiros militares de Pernambuco foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira (17), após ser sancionado pelo governador Paulo Câmara. Foi publicado também o aumento da remuneração dos profissionais através do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES).

Além de propor correções nos salários nos meses de maio de 2017 e abril e dezembro de 2018, a lei nivela os salários dos militares com a Polícia Civil, segundo o governo. O reajuste representa um acréscimo de R$ 303 milhões na folha de pagamento de 2017.

Apesar de o governador alegar que a proposta atende às reivindicações dos PMs e bombeiros, os profissionais têm demonstrado, por meio de manifestações, o descontentamento com o percentual oferecido pelo estado. Atuando em Operação Padrão desde dezembro de 2016, os profissionais alegam que os valores não atendem aos anseios da tropa e ainda se queixam de más condições de trabalho.

Durante dois dias de votação na Alepe, os profissionais se reuniram do lado de fora da casa para esperar o desfecho da votação. Na terça (14), dia da votação em primeiro turno, a categoria recebeu a notícia da aprovação do projeto aos gritos de “não vai ter Galo”, sinalizando que a segurança do carnaval de Pernambuco seria comprometida devido aos votos de 32 deputados estaduais, favoráveis à proposta.

"Ele [governador] aumentou o valor do PJES, mas aumentou também a carga horária de trabalho. Meu marido sai de casa, trabalha um dia e no outro dia ele vai para o PJES. Quando é que eu vou ver meu marido? Quando que meu marido vai ensinar a tarefinha para minha filha? Nunca. A população tem que saber o que está acontecendo. Está tudo mascarado. O que estamos passando a população não imagina", comentou Morgana Rocha, do grupo de mulheres de policiais e bombeiros militares. (Via: G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia