Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 21 de março de 2017

Operação Turing: Blogueiro é levado pela Polícia Federal sob condução coercitiva


A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira (21), denominada Turing, contra uma organização criminosa de servidores públicos e particulares que causava embaraços às investigações da corporação.

Segundo o site O Antagonista, a PF levou, sob condução coercitiva, o blogueiro Eduardo Guimarães, ligado ao site Brasil 247. Ele ficou conhecido por vazar informações da Lava Jato no ano passado.

Em nota, a Polícia Federal afirmou que aproximadamente 80 agentes cumprem 23 mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária, quatro de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão, em residências e locais de trabalho dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Luis, no estado do Maranhão.

A investigação, iniciada em 2015, revelou que um policial federal revelava antecipadamente fatos sob sigilo de Justiça a blogueiros. Estes, por sua vez, ameaçavam funcionários públicos e empresários e pediam valores em troca da não divulgação na mídia local dos fatos descobertos em desfavor deles.

Os investigados aproveitavam também a oportunidade para fugirem ou destruírem provas. Em troca, o servidor público era agraciado com publicações na imprensa em seu favor, permitindo sua inserção em cargos de confiança do Estado. 

Blog: O Povo com a Notícia