Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 28 de maio de 2017

Wanderley do Nordeste planeja volta aos palcos neste São João após fazer tratamento contra o câncer

Neste domingo (28) será realizado um evento beneficente na Associação de Moradores do bairro Cohab Massangano em Petolina, no Sertão de Pernambuco. A feijoada é em prol do tratamento de Wanderley do Nordeste. O sanfoneiro que ficou seis meses sem tocar devido a um câncer de intestino, está na reta final do tratamento, e já planeja o retorto aos placos neste São João 2017.

Wanderley do Nordeste planeja volta aos palcos após tratamento contra o câncer 
(Foto: Juliane Peixinho/G1)

A descoberta do tumor aconteceu no dia 4 de novembro de 2016, um dia antes da gravação de novas músicas para o seu repertório. "Eu estava gravando umas músicas e senti uma forte dor no pé do umbigo, procurei o médico e ele pediu exames. Eles constaram que eu tinha que passar por um processo cirúrgico. No dia 4 de novembro, 22h30 eu passei pela cirurgia, mas só na hora eles perceberam que tinham um tumor e a dor que eu sentia era da apêndice. Então os médicos fizeram uma grande cirurgia, tiraram o tumor e a apêndice", relembra.

O sanfoneiro conhecido por alegrar as festas de todo o Vale do São Francisco precisou fazer quimioterapia e parar de tocar cerca de seis meses. "Depois da cirurgia, eu fiz uns exames e não deu mais nada, mas o médico passou três ciclos de quimioterapia, que são seis semanas consecutivas fazendo quimioterapia, uma vez por semana. Eu já terminei os três ciclos e o médico examinou e ele me liberou para eu voltar a tocar. Neste momento eu estou ótimo", explica.

Com o tratamento contra o câncer, o sanfoneiro teve que deixar a sanfona de lado e deu espaço para um velho conhecido, o José da Silva. No momento mais díficil, a família, amigos e os fãs provaram a admiração e o carinho pelo artista e realizaram campanhas e homenagens.

Eu nem imaginava o tanto de fã que eu tinha, amigos que eu tenho de verdade, uma família que eu construí e eu não sabia o tamanho dessa família

O Retorno: Wanderley do Nordeste fez algumas adaptações para voltar a tocar, trocou a sanfona por uma mais leve e está fazendo o uso de uma cinta. Tudo isso para voltar à forma. "Já tô mais ou menos tocando uns 15 dias em casa. No último domingo (21), eu já fiz meu primeiro show, peguei a sanfona toquei e foi aquela emoção. A gente sente a presença de Deus na vida da gente, o calor do povo consternado com a situação", declara.

Depois de passar por um momento difícil e ficar um seis meses parado, estar tocando, animando o povo com aquela alegria, para mim foi emocionante

A expectativa é que Wanderley leve muito forró ao Nordeste ainda neste São João, mas ele ainda depende do parecer médico. "O são João já está fechado e ainda tem algumas datas que eu não consegui fechar, mas é preciso esperar a decisão do médico. Agora no dia 2 de junho, que é a data que eu tenho que voltar ao médico, eu tenho fé em Deus, que ele vai suspender a quimioterapia, mas a decisão é dele e o que ele passar para mim, eu tenho que seguir".

Depois de ter passado pelo 'momento mais difícil' da vida, como ele mesmo define, o sorriso do sanfoneiro não desaparece dos lábios e ele deixa uma mensagem: Primeiramente a gente tem que ter fé em Deus e não pode abandonar a medicina. Quando eu soube que eu estava com essa doença, eu não me abalei em momento algum.

Na minha cabeça, até hoje, não passa que eu estou doente. Não tem jeito e é uma coisa que Deus deixou dentro de mim. Eu não estou doente, estou passando por um momento, que eu tinha que passar

Serviço:
Feijoada Beneficente
Data: 28 de maio
Local: Associação do bairro Cohab Massangano
Horário: 11h
Atrações: Raimundinho do Acordeon, Tácyo Carvalho, Valmirzinho do Acordeon, Flávio Baião, Adãozinho de Rajada e Banda, Kleyton do Nordeste e Ditinho do Acordeon.
Ingressos: R$20

Blog: O Povo com a Notícia
Via: G1 Petrolina