Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 29 de junho de 2017

'Vamos reforçar ações da Civil e garantir condições à PM', diz novo secretário de Defesa Social de PE

Assista o vídeo:


O novo secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS) tomará posse na sexta-feira (30) com uma missão definida. Antônio de Pádua Cavalcanti, delegado da Polícia Federal que atuou como corregedor-geral até o anúncio da saída de Angelo Gioia, na quarta-feira (28), afirma que vai melhorar a atuação das polícias. “Vamos reforçar as operações qualificadas na Civil e garantir que a PM tenha condições de combater a violência”, apontou o novo titular, nesta quinta-feira (29), após uma reunião de avaliação do Programa Pacto Pela Vida, no Recife. 

A troca de comando na SDS ocorre em um momento em que Pernambuco registra uma média de mais de 17 assassinatos por dia. Segundo as estatísticas oficiais, de janeiro a maio de 2017, foram 2.495 homicídios. Isso significa um aumento de 44,4% em relação ao mesmo período de 2016.

Entre os crimes contra o patrimônio, os números da SDS revelam que houve 41.346 ocorrências entre jabneiro e abril deste ano. Isso representa, em média, 344 crimes cometidos por dia e 14 ocorrências registradas a cada hora. Entre os crimes contabilizados nessa modalidade, estão assaltos a ônibus, casas, condomínios, empresas, transeuntes, roubos a bancos e sequestros.

O secretário mostrou otimismo ao falar sobre o trabalho que deverá ser realizado para reduzir os índices de violência. “As curvas descendentes mostram o que fizemos. Estou no grupo desde janeiro e pretendo dar continuidade ao trabalho de Gioia”, afirmou.

Ele também falou sobre a expectativa de atuação nos demais órgãos operativos da SDS. "Queremos assegurar que a Polícia Científica tenha condições de fazer laudos e perícias. Vamos garantir equipamentos para o desempenho do Corpo de Bombeiros, essa organização que tanto nos orgulha", disse.

Ele destacou que o trabalho desenvolvido por Angelo Gioia, desde outubro de 2016, foi marcado pela luta para unir as polícias. “Acredito que o secretário Goia devolveu o comando às polícias. Ele fez com que passassem a comandar as Polícia Civil, Militar e Científica e os bombeiros quem deveria ter esses comandos”, acrescentou.

Comando antigo

Angelo Fernandes Gioia pediu desligamento do cargo na quarta. De acordo com o governo do estado, ele deixou o posto alegando questões pessoais. Disse ter pedido para ser desligado do cargo para estar com a família e sai do posto com a "absoluta tranquilidade e satisfação do dever cumprido", segundo nota enviada pela Secretaria de Imprensa de Pernambuco.

No fim de 2016 e no começo deste ano, ele enfrentou um movimento por reajuste salarial dos policiais militares que resultou em uma operação padrão. Em fevereiro de 2017, Gioia trocou o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos D'Albuquerque, pelo coronel Vanildo Maranhão, além de substituir o chefe da Polícia Civil, o delegado Antônio Barros, pelo delegado Joselito Amaral.

Protesto

Nesta quinta, o movimento Jovem de Políticas Públicas, da Organização não-governamental internacional Visão Mundial, promoveu um ato pela paz na área central do Recife. A entidade levou cruzes e cartazes até a Praça da República, onde fica o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, para simbolizar as vítimas de assassinato em Pernambuco. Os integrantes da entidade se deitaram no chão e usaram tinta vermelha para lembrar o sangue das pessoas mortas. (Via: G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia