Jair Bolsonaro (PSC-RJ) lidera a
corrida presidencial em interações no Facebook. De nove nomes cotados para
concorrer em 2018, o deputado e militar aposentado tem a página que gera mais
compartilhamentos, comentários e reações na segunda mídia social mais popular
entre os brasileiros (a primeira é o WhatsApp). Segundo o Ibope Inteligência,
86% têm o aplicativo do Facebook no celular.
Analisando-se os dados da ferramenta Crowdtangle, do próprio Facebook, a
página oficial de Bolsonaro registrou 93,4 milhões de interações com usuários
desde janeiro de 2014 – ano a partir do qual as páginas de políticos se
popularizaram. Em segundo lugar aparece a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT),
com 66,4 milhões de interações. Ronaldo Caiado (DEM-GO) fica em terceiro, com 62,4
milhões.
Levando-se em conta os dados acumulados desde maio, o ranking tem uma
mudança importante. Bolsonaro permanece como líder, com 13,3 milhões de
interações, mas João Doria (PSDB) aparece em segundo lugar, com 12 milhões, bem
à frente de Lula, em terceiro, com 6,4 milhões. A página do prefeito paulistano
só passou a ser relevante a partir de janeiro deste ano. Já o pico de Lula foi
em setembro de 2014, na campanha de Dilma Rousseff.
Regularidade: Desde 2014, Bolsonaro liderou o ranking mensal de interações em 18
meses, e nos demais manteve-se em segundo ou terceiro lugar. Há dois motivos
para isso. A página do deputado tem mais seguidores do que as de todos os seus
rivais desde março de 2016 Atualmente são 4,5 milhões, contra 3 milhões da de
Lula (em segundo lugar).
A popularização da página de Bolsonaro é mais constante e orgânica do
que a da maioria dos rivais, que registram crescimentos abruptos de um mês para
o outro e pouco crescem depois – indício de que foram “bombadas”
profissionalmente.
O segundo motivo por trás do
sucesso de Bolsonaro no Facebook é o uso intensivo de vídeos. Nenhum outro
presidenciável publicou mais vídeos do que ele. Foram 1,2 mil em três anos e
meio, que foram assistidos 740 milhões de vezes. É metade de todas as
visualizações obtidas pelos 827 vídeos que Donald Trump publicou no mesmo
período. Mas o presidente dos Estados Unidos têm cinco vezes mais seguidores do
que Bolsonaro no Facebook.
Além disso, a página de Bolsonaro é tricampeã em interações no acumulado
desde janeiro de 2014. Ela provocou mais reações (64 milhões), originou mais
comentários (5,7 milhões) e foi mais compartilhada (24 milhões de vezes) do que
as de todos os demais presidenciáveis.
Reações: Parte das reações e dos comentários é negativa, de pessoas que jamais
votariam em Bolsonaro. Mesmo assim, esses números indicam que o deputado tem
uma base militante das mais digitalmente aguerridas. Se ele conseguirá
transformar essa liderança virtual em votos na urna só se saberá em outubro de
2018, mas muitos dos seus rivais pagariam para ter o que ele já conseguiu
realizar no Facebook. (Via: Estadão)
Blog: O Povo com a Notícia