Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 5 de agosto de 2017

Histórias da cidade de Triunfo contadas por Iedo Ferraz


Por Iedo Ferraz

Manoel de Siqueira Campos e Carolino Campos foram dois grandes comerciantes triunfenses na década dos anos vinte e trinta. Manoel veio de Porteiras-CE e Carolino de Itaporanga-PB, eles eram primos e se estabeleceram em nossa cidade como pessoas bem-sucedidas financeiramente, ambos ostentavam poder e riqueza naquele tempo, pois, Triunfo era um grande produtor de café e rapadura, dois produtos aos quais eram exportados para outras cidades da região. 

Estes dois senhores foram responsáveis pela construção do prédio histórico conhecido como Cine Teatro Guarany. A elaboração foi iniciada no ano de 1919, quando ocorreu uma grande seca, diante disto a mão de obra se tornou barata. Depois de três anos de dedicação, finalmente a estrutura foi inaugurada em 1922. 

Em fevereiro deste ano, aquele belíssimo conjunto arquitetônico completou 95 anos de história. O Guarany foi o ponto de encontro da elite triunfense em épocas passadas, no seu interior foram realizados bailes, formaturas, coroação de rainhas estudantis e, apresentações cinematográficas. 

Com o passar do tempo a província franciscana adquiriu a majestosa edificação dos primos siqueira campos. Aquela obra de arte passou um tempo abandonada, até que no ano de 1988, o prédio foi comprado  por meio da Furdarpe na gestão do ex-governador Miguel Arraes de Alencar.

Blog: O Povo com a Notícia