Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

PE incorpora ao SUS remédio para convulsões em casos de microcefalia


A Secretarial Estadual de Saúde (SES) iniciará neste mês de agosto a distribuição do medicamento Levetiracetam (Keppra) para crianças com microcefalia (síndrome congênita do zika) atendidas pela rede pública. A substância tem como objetivo evitar crises convulsivas nos pacientes. Segundo o órgão, Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a disponibilizar o produto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A dispensação será feita nas unidades da Farmácia de Pernambuco espalhadas por todas as regiões do Estado.

Foi investidos pelo governo do Estado o valor de R$ 273.485 mil na compra de mais de 4,2 mil frascos do medicamento, indicado para pacientes com quadros clínicos de saúde considerados mais graves pelos especialistas. A norma técnica com os critérios de inclusão de pacientes para uso do remédio, o protocolo terapêutico e o fluxo para prescrição pelos profissionais de saúde foi publicada nesta quinta-feira (03) no Diário Oficial do Estado.

Para ter acesso ao Keppra, a criança precisa ser atendida em alguma unidade referência do Estado para esse público. Além do laudo médico, serão solicitados o histórico clínico do paciente e exame físico geral, com ênfase nas áreas neurológica e psiquiátrica. O paciente também precisa ter idade superior a 1 mês. (Via: JC)

Blog: O Povo com a Notícia