Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Audiência Pública cobra debate do Governo Federal sobre privatização da Eletrobrás na cidade de Floresta, no Sertão de PE

Fotos:

Na manhã desta sexta-feira (20), a Câmara Municipal de Floresta realizou Audiência Pública para aprofundar o debate com a população sobre os efeitos da privatização do Sistema Eletrobrás, especialmente a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF.

Participaram do momento o presidente do Legislativo, Beto Souza, deputados estaduais Rodrigo Novaes e Lucas Ramos,  o vice-prefeito de Floresta Pedro Vilarim, o vice-prefeito de Carnaubeira da Penha, Ari Bastos, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais nas Indústrias Urbanas no Estado de Pernambuco-SINDURB-PE, Jaime Silva, o presidente da Federação Regional dos Urbanísticos do Nordeste - FRUNE, Raimundo Maciel, os vereadores de Floresta, Pedro Henrique, Luizinho, Kiel, Bejinha Puça, Murilo Almeida, e ainda a participação da Diocese de Floresta, através do Padre Luciano Aguiar.

O presidente Beto Souza fez a abertura  dos trabalhos, quando destacou a importância da Chesf. “Pelo papel que desempenha há décadas como indutora de desenvolvimento econômico, social e científico no Brasil, principalmente no Nordeste, a Chesf precisa ser fortalecida como empresa pública, alavancando investimentos em novas tecnologias de geração de energia renováveis e preservando sua carteira de ativos no segmento hidroelétrico”.

Na sequência, fez uso da palavra o deputado Lucas Ramos, que se mostrou preocupado com, entre outros problemas, o aumento que essa privatização deverá gerar nos custos da energia. “Não falo apenas do consumidor que vai pagar a conta de energia mais cara de sua residência, mas também as indústrias, o que deverá impactar diretamente na geração de empregos. Quando se diminui os empregos, o poder aquisitivo, automaticamente aumenta a criminalidade”.

O deputado sugeriu que fosse criada uma Frente Parlamentar Municipal, de forma a unir forças nessa luta.

Na tribuna, o deputado estadual Rodrigo Novaes cobrou a presença e participação na discussão sobre a temática do Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho. “Sou a favor do debate. Se o ministro está convencido de que estão certos na decisão da privatização, então venham debater. Mas não venham tentar nos convencer por meio do silêncio”.

O parlamentar fez duras críticas ao Governo Federal pelas medidas que vêm sendo tomadas, como a reforma da previdência, trabalhista, as terceirizações e privatizações. Quanto a privatização da Eletrobrás, o deputado destacou:  “Querem vender por uma quantia irrisória. Com nossos impostos, foi investido R$ 1 trilhão, e agora querem vender por um valor que representa 2% do valor real que ela tem. É isso que querem fazer com nosso patrimônio”.

Rodrigo enfatizou que o Nordeste só tem apenas 3% da água do país, dentro desse valor, 70%  está no São Francisco. “Esse tesouro, agora querem colocar nas mãos do setor privado, que visa apenas o lucro, sem preocupações se vai faltar água ou energia,  para quem mais precisa”.

Segundo o deputado, para que isso seja coibido e faça pressão sobre esse assunto, a frente parlamentar da Assembleia Legislativa está dando entrada em uma ação popular, para que se consiga suspender todos os encaminhamentos no sentido de privatizar a Eletrobrás, e também representação no Ministério Público.

Por fim, Rodrigo fala em união de forças, independente de lado partidário, no sentido de defender os direitos do povo. “Vamos trazer um abaixo assinado para Câmara Municipal de Floresta para que o povo também possa participar”.

Blog: O Povo com a Notícia