Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Comissão do Estatuto da Pessoa com Câncer apresenta relatório final

A Comissão Especial de Elaboração do Estatuto da Pessoa com Câncer da Assembleia Legislativa apresentou, nesta segunda (27), o relatório final de atividades. Dividido em duas partes, o documento inclui uma investigação sobre o atendimento às pessoas com câncer no Estado e uma minuta do estatuto.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado Rodrigo Novaes (PSD), a proposta defende mais apoio do Estado às organizações da sociedade que prestam serviço aos pacientes com câncer. “Existe uma necessidade de amparo às entidades de assistência, que funcionam somente com apoio da sociedade civil organizada. Isso precisa ser revisto. Eles abarcam tanto a hospedagem como também, em alguns casos, a exemplo do GAC (Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer), o próprio tratamento”, explicou.

Elaborado pela deputada Socorro Pimentel (PSL), o relatório também destaca a necessidade de o Estado adquirir novos equipamentos e de interiorizar o serviço de oncologia. “Atualmente, há seis serviços de alta complexidade para atender os pacientes da Região Metropolitana do Recife e apenas quatro no Interior”, ressaltou. Na minuta, os deputados ainda pedem prioridade máxima ao cuidado dos pacientes oncológicos na rede de saúde.

A previsão dos integrantes do colegiado é de que a proposição ganhe formato de projeto de lei e seja apreciada pelas comissões temáticas da Alepe e pelo Plenário no início do ano que vem.

Plenário – À tarde, na Reunião Plenária, Rodrigo Novaes fez a entrega simbólica do relatório ao primeiro-secretário da Alepe, deputado Diogo Moraes (PSB). A deputada Simone Santana (PSB) e o professor Geraldo Maia – representante das famílias de pessoas em tratamento – também participaram do ato. “A gente agradece aos que participaram da construção desse texto, à Consultoria da Casa, aos assessores parlamentares e a todos os que contribuíram”, registrou. (Via: Alepe)

Blog: O Povo com a Notícia