Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 26 de novembro de 2017

Instituto Raízes e Escola Municipal Major João Novaes iniciam Projeto que discute Igualdade Racial


Na segunda-feira dia 13 de novembro, teve início na Escola Municipal Major João Novaes, o Projeto: DIVERSIDADE CULTURAL E IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Cultural Raízes em parceria com a equipe de gestão da escola, juntamente com os(as) professores.

A proposta do Projeto é a vivência de uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, onde deve-se partir de temáticas significativas, que propiciem condições para que os alunos e as alunas desenvolvam sua capacidade dialógica e, tomem consciência de suas próprias raízes históricas.

O principal objetivo do Projeto é levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural e racial para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil, também levar o aluno a se perceber parte desse povo. 

Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.

Nesse primeiro momento, realizou-se uma conversa com os estudantes, com o tema: IDENTIDADE SÓCIO-CULTURAL, abordando a questão do racismo e do preconceito, bem como a realidade em que vivemos, com enfoque especial para a temática da Consciência Negra.

O Projeto realizará ainda uma Mostra Cultural, no dia 1 de dezembro de 2017, destacando a África, os afrobrasileiros e sua contribuição histórica na formação de nossa sociedade, em cuja oportunidade se fará também um Concurso para eleger a menina negra e o menino negro mais bonitos da Escola.


A Mostra Cultural, contará ainda com oficinas de penteados, tranças e turbantes afros, além de apresentação do Instituto Cultural Raízes.

Blog: O Povo com a Notícia