Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

PE: Após 4 anos de atraso na entrega, Laboratório de DNA terá obras retomadas


Após mais de quatro anos paradas, as obras do Laboratório de Genética Forense de Pernambuco serão, enfim, retomadas. A previsão é de que no início de 2018 a empresa escolhida em processo de licitação assuma o serviço. O novo laboratório, que ajudará a solucionar crimes – a partir do perfil genético de vítimas e de criminosos -, também vai servir para produção de pesquisas no âmbito nacional. O investimento vem em um momento crítico, já que o Estado acumula mais de 5 mil homicídios em 11 meses. Além disso, atrasos na conclusão de perícias – por falta de profissionais – também prejudica a conclusão de inquéritos policiais.

O laboratório permanente, na época avaliado em E$ 2 milhões, deveria estar em pleno funcionamento desde outubro de 2013. Um galpão foi erguido na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, mas, há anos, só serve para guardar carros dos servidores. Isso porque uma queda de braço entre a empresa então responsável, Milão e Empreendimentos LTDA, e a SDS travou a conclusão da obra e o contrato entre as partes foi encerrado.

Desde 2012, um laboratório provisório funciona em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Apesar de ter uma equipe reduzida, o centro conseguiu solucionar casos de repercussão no Estado. Entre eles, a identificação de uma das vítimas dos Canibais de Garanhuns. Restos mortais de uma adolescente de 17 anos, morta pelo trio em Olinda, foram analisados e foi possível o reconhecimento genético.

Em nota, a SDS informa que já deu início à licitação para escolha da empresa que será responsável pela conclusão das obras do Laboratório de Genética Forense. “O processo encontra-se em fase de análise da documentação da empresa habilitada, assim como em período de interposição de possíveis recursos. A expectativa é que, no momento em que a ordem de serviço for assinada, os trabalhos sejam concluídos em um prazo de 120 dias”, afirmou.

A gestora de Polícia Científica, Sandra Santos, comemorou a retomada das obras. “Esse investimento vai nos ajudar a ampliar não só o trabalho de identificação genética para combater os crimes em Pernambuco, como também vamos investir mais em pesquisas”.

Um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também pode modificar e ampliar as funções do laboratório, criando o Instituto de Genética Forense Eduardo Campos. A gestora de Polícia Científica, Sandra Santos, está a frente da iniciativa pioneira.

INTERIORIZAÇÃO: O ano de 2018 também será marcado pela interiorização da Polícia Científica. Finalmente, municípios serão contemplados com unidades do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística e Instituto de Identificação Tavares Buril. As novas unidades ficarão em Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Petrolina e Salgueiro. “Esse investimento é fruto de muito empenho para trazer mais agilidade na solução dos crimes”, comemorou Sandra Santos.

Atualmente, com poucos recursos, muitas vezes locais de homicídios, por exemplo, deixam de ser periciados logo após os crimes porque não há viatura ou profissionais disponíveis. Isso não só atrapalha investigações como pode, inclusive, ser determinante para não se descobrir o autor do fato.

A ampliação só será possível com a chegada de 139 peritos criminais, 40 médicos legistas, 130 auxiliares de perito, 73 auxiliares de legista e 51 peritos papiloscopistas. Eles devem começar a trabalhar já no primeiro semestre do próximo ano.

GESTÃO: Sandra, que é perita criminal, foi a primeira gestora do laboratório provisório de DNA. Ela está a frente da Polícia Científica de Pernambuco desde 1º de janeiro de 2015, quando o governador Paulo Câmara tomou posse. O empenho e o entusiasmo dela vem sendo elogiado por delegados e até pela cúpula da SDS. “Ela é uma gestora correta, que não gosta de nada errado. Cuida do nome da instituição”, definiu uma delegada, em reserva. (Via: Ronda JC)

Blog: O Povo com a Notícia