Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 10 de dezembro de 2017

Reforma da Previdência: Benito Gama acredita que governo terá mais de 320 votos


A articulação política do governo Michel Temer (PMDB) trabalha com quarta (13) e quinta-feira (14) como prazo final para votar a reforma da previdência ainda em 2017. As reuniões deste domingo (10) dão conta de que o voto favorável pode chegar à margem de segurança estabelecida em 320 votos. São necessários 308 para aprovar.

Um dos principais articuladores tem sido o deputado federal pela Bahia, Benito Gama (PTB). De acordo com ele, as tratativas com PR, PP e PSD estão avançando de modo que nesta segunda serão realizadas duas reuniões em busca do fechamento de questão. As bancadas podem receber a determinação das respectivas executivas para aprovar a reformulação.

Somados, os três partidos têm 121 deputados, no entanto, não entregarão todos os votos. O problema é convencer, por exemplo, a bancada do PSD da Bahia. No caso dos cinco pessedistas que ocupam cadeiras na Casa Baixa do Congresso Nacional é possível que a direção nacional do partido autorize o voto contrário ou abstenção. O senador Otto Alencar, presidente estadual da sigla no estado, já afirmou categoricamente que trabalhará contra a proposta do governo federal.

Já entre os pepistas e republicanos que representam a Bahia na Câmara não há grande resistência. Os deputados, de um modo geral, estavam apreensivos com a resposta negativa da sociedade em caso de voto favorável. O governo investiu pesado em publicidade nas últimas duas semanas em busca de reverter a narrativa negativa.

PMDB, PTB e PPS já fecharam apoio à reforma. Juntos, são 85 parlamentares. O DEM entregará boa parte dos votos, assim como uma parte do PSDB, já sob comando do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, terá alguns votos favoráveis.

A ideia é tornar o discurso que de a reforma combaterá privilégios tem sido a aposta, contudo, ainda não se vê nas pesquisas feitas até o momento este sentimento. Para além, pesquisa do jornal Estadão  com os próprios deputados indica que apenas 63 declararam abertamente o voto a favor das mudanças. Outros 217 se declararam contrários.

Blog: O Povo com a Notícia