Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Dois casos de sarampo são confirmados em Pernambuco


Dois casos de sarampo em Pernambuco foram confirmados pela Secretária Estadual de Saúde (SES). As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (17), após o resultado dos exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ). 

Segundo as informações, o homem, de 27 anos, teria contraído a doença em uma viagem para Manaus, no estado do Amazonas, onde já foram confirmados mais de 500 casos da doença e uma morte. Durante a viagem, ele se relacionou com uma pessoa que tinha suspeita de sarampo. A sobrinha do homem, uma menina de 2 anos, ficou doente por morar na mesma residência.  

Os dois não possuem vacinação para a tríplice viral. Os resultados dos exames não foram conclusivos no exame laboratorial preliminar do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e amostras de sangues foram encaminhas para a Fiocruz-Rj, onde a doença foi confirmada. Outros três casos relacionados a esses pacientes estão em análise. 

Dia D de mobilização contra o sarampo e a poliomielite 

A partir desse sábado (18), postos de vacinação serão abertos em todo o país para o chamado Dia D de mobilização contra o sarampo e a poliomielite. As informações são da Agência Brasil.

Crianças com idade entre um até menores de cinco anos deverão receber a dose, independente da sua situação vacinal. A campanha segue até o dia 31 de agosto. 

O governo tem como meta imunizar 11,2 milhões de criança para atingir o marco de 95% de cobertura vacinal infantil recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Porém, até a última terça-feira (14), 84% de crianças da faixa etária recomendada ainda não haviam recebido as doses.  

Mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo deverão ser levadas para os postos de saúde para receber mais um reforço.  

No caso da pólio, as crianças que não receberam nenhuma dose, ao longo da vida, vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, as crianças com um até menores de cinco anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. (Via: Jc Online)

Blog: O Povo com a Notícia